quarta-feira, abril 30, 2008

Caminhos de amar...

Ontem à noite, depois das 21, a Inês - 5º ano - descobriu-me no gmail:

Inês: tenho um novo projecto na galeria
me: Boa! Vou ver! Beijinhos
Inês: não é muito giro penço eu gostou ?
me: Eu depois digo! Todos têm valor... depende do objectivo! Espera...
Inês: ok
me: Ainda não vi!
Inês: não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????????????????????????????????????????
me: espera!
Inês: ok
me: qual é o teu nome na galeria? nici?
Inês: sim o nome é kitty do projecto
me: Está engraçado... tem bastantes erros que corrigimos amanhã em EA, está bem? Como já sabes bem trabalhar a interactividade das teclas, podíamos tentar fazer algo semelhante, mas com conteúdos de Ciências... ou Matemática... queres experimentar?
Inês: sim claro ja estou em pulgas por amanha
me: Olha, vou ter de ir embora. Beijocas grandes! Pensa no assunto...
Inês: ok durma bem
me: tu também! Bons sonhos!
Inês: igualmente
me: :)


Hoje em Estudo Acompanhado, o prometido foi devido...
Sentadinhas em frente a um dos dois computadores da sala, a Inês apontou no caderninho os erros para mais tarde corrigir. Também falámos sobre a possibilidade de reproduzir um projecto semelhante mas com temas das disciplinas... estou a ter aqui uma ideia! Sim? Então força! E não te esqueças de corrigir os erros!
...

Saio da escola. Um aluno que não conheço cumprimenta-me olhando-me nos olhos, como se fôssemos velhos conhecidos. Pensei: deve ser um dos alunos de quinto, já que andei no início do ano a fazer inquéritos a todas as turmas... Mas a caminho do carro ainda consegui ouvir quando se virou para o colega do lado e disse qualquer coisa como: esta é a professora do scratch...
Deve ser, portanto, aluno da turma B à qual os meus meninos têm feito formação... A palavra vai-se espalhando.
...

Os trabalhos de estatística continuam a chegar. Muito surpreendidos com o facto de hoje apontar os erros e omissões dos já recebidos, recordando os conteúdos que deveriam constar no trabalho e nem sempre lá estão. Mais surpreendidos, ainda, quando pergunto se querem melhorá-los, completando-os, para que a avaliação não penalize a ausência de certos elementos que foram solicitados. Podemos? Claro... a ideia é aprenderem o mais possível com a realização deste trabalho. Não é aplicar um carimbo-nota e já está, não mexe mais. Poderão existir alguns que se contentem com o que está feito, mas quem quiser melhorar... diz! (vários dedos no ar... diria que... muitos).
Mensagem captada.
...

A Mia tinha mais uns erros nas últimas entradas do blogue. Sentadinhas à frente de um dos dois computadores da sala, também estivemos em correcções virtuais: a Mia lia... tentava identificar o erro e propor soluções para o corrigir... Prometeu que depois corrigia em casa e disse: também vou lá pôr que estive aqui com a professora a corrigir erros no blogue (e regressou ao grupo das amigas: preparam entusiasmadas uma conferênca a apresentar na turma sobre a Água - conceitos, problemas, procedimentos para tratamento da água imprópria para consumo). Aula com trabalho diferenciado. Alguns alunos trabalhavam em Língua Portuguesa - estudo autónomo mas com orientação.
...

Maribe e FCA, com ajuda do Dani programam um projecto secreto que não querem que eu veja... pediram-me uma foto... e de vez em quando descaem-se (começaram este trabalho no scratch time)... parece ser uma história do nosso trabalho com o scratch desde o início do ano (oh professora, começámos quando a trabalhar?)
...

Estava eu aqui a escrever e... "clonc" o som típico do gmail a "meter conversa comigo". Novamente a Inês... Interrompi aqui a escrita e lá fui eu.Tenho autorização para divulgar os diálogos... Dizem mais do que muitas palavras. E eu que a conheço... estou muito, mas mesmo muito contente com este "salto" no terceiro período. É preciso persistir... Acreditar...

Inês: pode ir ver o meu blog? tive a remodelalo
me: estive a remodelá-lo (atenção aos erros!)
Inês: ha!!!!!!!!!desculpe gosta ???não gosta??? esta intereçante?gosta
me: :) Já estou a ver! Uau! Isso é que foi avançar! Parabéns... agora temos mais uns erros para corrigir... :) E chamas a atenção para um problema bem grave! Assim é que é! Um blogue rico e cheio de conteúdo! Continua assim!
Inês: ok mas ainda bem que gostou e estou agora a corrigir o projecto da kitty e logo a seguir vou fazer o da ciencias
me: Beem!!! Estou a gostar desta tua renovada energia! Força! Depois dá-me notícias! Sim?
Inês: agora veio-me o interece do scratch e do blog
me: Agora vou acabar a entrada no meu blogue, que era o que eu estava a fazer. Olha... vou usar as nossas conversas... e falar da aula de hoje. Dás-me autorização? (e é INTERESSE com dois SS)
Inês: é sempre a trabalhar e estive até agora a estudar matemática e estatistica para o teste
esta bem pode por as nossas converssas
me: Vais ver como vais avançar depressa! Às vezes um sacrificiozinho compensa depois pela alegria das conquistas... Mas não te deites tarde! Descansa! Muitos beijinhos
Inês: eu sei estou a fazer um besfoço mas sempre compença
me: compensa com S
Inês: esforço desculpe-me
me: não peças desculpa... Corrijo para ires evoluindo na escrita!
Inês: e até estou a gostar de estudar É DIVERTIDO!!!!!!!
me: Fico mesmo contente! Boa noite! Força aí nas aventuras do blogue e do scratch! Beijinhos
Inês: OBRIGADO E IGUALMENTE
BEIJO~INHOS
me: Bjocas :)
Inês: ja sei muitas.......coisas sobre a estatistica desce graficos de barras a niveis mais e mais a frente
me: Boa! Vá! Agora vou acabar eu o meu trabalho! Beijinhos


Excerto do blogue:

Quarta-feira, 30 de Abril de 2008

Hoje tive com a minha professora, em estudo acompanhado, a corrigir os erros, do projecto que fiz.Esse tal projecto, a professora disse-me para não o fazer com a kitty, como o fiz, para-o fazer com as matérias de matemática , de ciencias ou outra disciplina qualquer, e eu ja tenho uma ideia para o fazer...Mas é surpresa...A professora deu-me montes de ideias para fazer.

...

e, passado um bocadinho (hoje nunca mais acabo esta entrada na teia...

Inês: Já corrigi o projecto
me: Vou ver... Bjinhos
me: parabéns! Tudo certinho! Vês... Agora vai lá pensar nas ideias para Ciências e Matemática!
Inês: obrigado pela ajuda
me: Não é preciso agradeceres, sabe bem ajudar quando vocês estão interessados e empenhados a trabalhar. É quando aprendem mais com as ajudas! Bjs


O meu nome também é Maria. Não posso baixar os braços. A vida tem de ser agarrada de abraço em abraço.
Mesmo em dias tristes, a tristeza deve ser usada sempre como motor para sermos mais, sermos melhores...
Sim? (pergunto-me para me dar alento)
Sim... (respondo-me reconfortando-me)

3 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Sim. Sim sem dúvida.

Teresa Martinho Marques disse...

Fernando, ainda não agradeci o carinho feito com a visita à minha turma B (blogue) com preciosas sugestões e palavras de ânimo!. Falámos do comentário na aula... eles ficaram felizes, sobretudo a autora do texto. Vão corrigir os erros e agradecer... Ainda não confirmei se já o fizeram. Mais uma vez obrigada pela paciência e ternura do gesto. Estes gestos são tão importantes para eles...

Fernando Vasconcelos disse...

Ora essa :-) Nada que agradecer! Infelizmente não tenho tanto tempo quanto gostaria para acompanhar tudo. Por exemplo adorava perceber mais do Scratch ... é um prazer, acredite.