domingo, abril 06, 2008

Investigação-Acção (outra vez)

Depois de uma interessante sessão na última aula de mestrado, da responsabilidade de Maria Isabel Lopes da Silva (ai tantas perguntas que eu fiz!), continuo de volta do tema... porque a complicação deste ano é precisamente ter de fazer tudo em simultâneo: aprender sobre as metodologias, aplicá-las (na medida do possível sem, ou com poucos erros), fazer e logo observar (espero não esquecer muita coisa), reflectir, mudar, acrescentar, aperfeiçoar, voltar atrás, reformular, continuar a observar, a registar... ir estudando as questões teóricas envolventes, com um horário mesmo propício à reflexão... pois... deitar mão a todos os métodos, procurar todas as perspectivas, recolher o máximo de elementos, ter presentes algumas categorias mas estar aberto a surpresas para não condicionar à partida a recolha... uff

Deixo aqui mais algumas pistas para os interessados, a juntar às espalhadas pelo muito mais. Claro, deixo-as também para mim própria (assim mais facilmente deito a mão ao que vou descobrindo...).
Pena que a referência que nos foi dada na sessão "Cornell Participatory Action Research Network" não esteja a funcionar... (pode ser que um dia regresse).

MONOGRAFIAS
Colecção CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/edicoes/livros/cce/index.htm
Práticas educativas e construção de saberes: metodologias da investigação-acção. (1996)
Maria Isabel Lopes da Silva




Apresentações em powerpoint
Chapter 14.1
.
Em simultâneo, com esta minha mania dos "montes temáticos", recolhi em diferentes livros capítulos ou páginas dedicadas ao tema... juntei as obras exclusivamente sobre o conceito e já está tudo compiladinho e prontinho para me "deitar" à leitura...
.
.
Se eu sei que é Domingo?
Por acaso até sei...

Sem comentários: