sábado, abril 19, 2008

Área de um paralelogramo...

Vou divulgar um projecto que ainda não foi corrigido para reforçar o seguinte: um professor deve ter tempo para conseguir alinhar nos alunos o raciocínio, o rigor e a capacidade de expressão escrita e oral. Isso leva tempo. Requer trabalho. Muitas vezes o disse. Quanto mais alunos em mãos, mais complicado se torna fazê-lo, no contexto actual de funcionamento da escola.
No caso deste aluno, o raciocínio matemático já lá está... tenho de trabalhar o que falta...

Reparem então no projecto Área do Paralelogramo nesta galeria http://scratch.mit.edu/users/superjonnyb feito por um aluno meu de sexto ano, depois de termos explorado as áreas. Sugeri que, quem quisesse, tentasse criar a animação em scratch correspondente ao que trabalhámos na aula... Ele agarrou na ideia e depois fez a explicação à sua maneira (ui!)...
Já lá lhe deixei um comentário e já tenho aqui a folhinha pronta para o ajudar a corrigir este projecto magnífico alterando tudo o que não está correcto
(ADENDA: mais tarde corrigiu, mas ainda ficaram muitos erros... aguardo o definitivo)...

A escola cada vez mais se estrutura para que estas oportunidades não possam ser aproveitadas e trabalhadas uma a uma como merecem.
Estou aqui num sábado entre a correcção de testes e o acompanhamento de trabalhos e projectos dos alunos... Não me parece justo. Merecia uma pausa.
Mas continuo a sentir dificuldade em descansar tranquilamente sem agarrar estes momentos de ouro para os fazer crescer...

3 comentários:

Eu adoro surfar disse...

S'tora já publiquei o projecto corrigido na galeria se quiser, posso polo no blog?

Teresa Martinho Marques disse...

Pô-lo... :)

Então leste o meu comentário na galeria? Achei estranho estarem lá dois antigos e não estar o corrigido que te enviei ontem, depois de o teres enviado para eu fazer a correcção :)
Vou já ver e depois se estiver tudo bem, és tu que vais colocá-lo no blogue da turma.
Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Avança!
Depois pensas nas sugestões que o ffred te deu e fazes a versão 2, como prometes... :)
Beijinhos