terça-feira, abril 29, 2008

Coisas boas e... coisas boas... e mais coisas boas...

Vá...
Estou a fazer um esforço.
Esqueçamos por um instante os disparates superiormente emanados, os atrasos de implementação de projectos, as falhas técnicas... e passemos às coisinhas doces que partilho com os meninos a quem gosto de chamar meus.
(Como se estas aves fossem de alguém!)

Só 45 minutos hoje... Matemática (quinto ano).
O Daniel (que me disse que avançaria para o projecto do caracol) apanhou-me antes da aula... oh professora eu ontem ia começar o projecto do caracol, mas não pude... tive lá família!
Sem pressa Daniel! Quando puder ser...
Já na aula, azáfama da instalação nos lugares, a Mia diz que publicou mais coisas no seu blogue (vá ver!!!)... eu volto a lembrar que têm de me avisar, ou a minha cabeça não aguenta... o FCA diz que também colocou dois poemas no seu blogue... o Manuel do referencial diz que ontem acabou e publicou logo o projecto dois do referencial, em que tinha estado a trabalhar no Scratch time (a persistência dele é notável!) e também me disse que o ffred tinha um blogue e que foi lá pedir para ele ir ver o seu projecto... uff


Scratch Project

O meu menino diferente, que não esteve bem toda a manhã, resolveu comigo fazer autonomamente os exercícios deixados pela professora do ensino especial... nem se queria levantar no final para ir almoçar... há dias assim...

Eu sempre aflita. Hoje queria mesmo uma coisa mais tradicional. Rever resolução de expressões numéricas e pelo meio recordar técnicas de cálculo, números não inteiros, potências... por aí fora. Não posso descurar. Sinto que é neste equilíbrio, nesta diversidade de abordagens que pode residir alguma possibilidade de fazer melhor e ir mais longe.

E continuam a chegar-me às mãos os trabalhos sobre a unidade de estatística - investigação pessoal sobre os seus projectos Scratch... (feitos em computador, ou à mão, fazem-me sentir que todo o esforço continua a valer a pena...)

Terminei a aula apelando para a interacção entre eles, através das galerias e blogues, procurando ser educados, críticos mas sempre construtivos e felicitei quem já está aos poucos a aventurar-se nesse espaço social da comunicação, comentando os trabalhos de terceiros... É preciso ir formando para a utilização das redes sociais...
Assim se vai construindo uma comunidade...

Já os meninos do Turbêturma... cada vez menos tempo para a despedida. Ai as saudades a começar!
Mais fotos hoje durante os trabalhos de grupo em Ciências... montagem de um "slideshow" para memória futura. Terão de realizar três trabalhos... Higiene e problemas sociais, micróbios, poluição... Relatório de avaliação de cada trabalho (recebi hoje o primeiro) com auto-avaliação de cada elemento do grupo, avaliação de cada um por todos os outros, descrição das tarefas realizadas, avaliação do grupo para o trabalho final.



Quanto aos trabalhos, há previsões no no ar de... teatros, maquetas, modelos, programas televisivos, jogos... a azáfama é enorme (as muitas fotos levantam apenas a ponta do véu). No final terão de redigir uma página A4, sem consulta, sobre o que de mais importante aprenderam nas três unidades. Corro pela sala, vou ajudando, oferecendo opinião e conselho... lembrando a necessidade de dominar os conteúdos e fazer prova disso, de os incorporar nos trabalhos de forma clara e rigorosa, sem recorrer a banalidades e superficialidades não fundamentadas.







Coisas boas, sim.

(Hoje não me apetece falar das outras...)


ADENDA: depois de passar imenso tempo a descarregar no slideshow dezenas de fotos... verifico que só ficaram 16 :( ... não me ocorreu que pudesse haver um limite... nem acredito! Suspiro...

Sem comentários: