Encontrei no Livro "A Amizade" do Francesco Alberoni e apeteceu-me logo vir partilha-lo aqui no teu blog. Acho que o Alberoni o escreveu a pensar nesta tua teia.
"A amizade é a rede de relações interpessoais que atravessam os campos da solidariedade colectiva, sejam eles um casal, um grupo ou uma igreja. Vista do interior a "amizade é reticular". Ao centro encontram-se poucos afectos profundos, renovados e redescobertos inúmeras vezes e que são as colunas de apoio do sistema." "há depois centenas de raios espalhando-se para o exterior. Cada um destes é um encontro ou um grupo de encontros com uma pessoa. A energia vital já não se apoia num ponto, mas percorre a rede, sobe-a num nó, depois num outro, depois noutro ainda. A rede, por outro lado, nunca termina. São sempre possiveis novos encontros e cada novo encontro trás consigo, de alguma maneira, uma revisão do anterior" "Porque a essência da rede é o encontro individual. E há sempre a possibilidade de se encontrar qualquer pessoa que nos enriquece, que faz um pedaço da estrada connosco, que nos estimula, que nos mostra uma meta possivel"
2 comentários:
Encontrei no Livro "A Amizade" do Francesco Alberoni e apeteceu-me logo vir partilha-lo aqui no teu blog.
Acho que o Alberoni o escreveu a pensar nesta tua teia.
"A amizade é a rede de relações interpessoais que atravessam os campos da solidariedade colectiva, sejam eles um casal, um grupo ou uma igreja.
Vista do interior a "amizade é reticular". Ao centro encontram-se poucos afectos profundos, renovados e redescobertos inúmeras vezes e que são as colunas de apoio do sistema."
"há depois centenas de raios espalhando-se para o exterior. Cada um destes é um encontro ou um grupo de encontros com uma pessoa. A energia vital já não se apoia num ponto, mas percorre a rede, sobe-a num nó, depois num outro, depois noutro ainda. A rede, por outro lado, nunca termina. São sempre possiveis novos encontros e cada novo encontro trás consigo, de alguma maneira, uma revisão do anterior"
"Porque a essência da rede é o encontro individual. E há sempre a possibilidade de se encontrar qualquer pessoa que nos enriquece, que faz um pedaço da estrada connosco, que nos estimula, que nos mostra uma meta possivel"
Que bonito! Estas tuas partilhas enriquecem tanto esta teia de sentidos e ligações... Obrigada! :)
Enviar um comentário