sexta-feira, abril 11, 2008

Cordão umbilical: palavra de ordem? Cortar.

Os meus meninos de 6º... a hora aproxima-se.
Na última aula de Estudo Acompanhado avisei... não volto a colocar coisas no blogue da turma... agora a responsabilidade será completamente vossa e não mais partilhada como até aqui.
Sim, ainda supervisiono, corrijo, acompanho, ensino mais algumas ferramentas, mais alguns truques mas... ou vocês assumem por inteiro os conteúdos... ou ele não terá condições para se aguentar no 3º ciclo...
Assim tem sido...
Já lá vi uns projectos da sarocas... mas coisa pouca ainda...

Aula de hoje de EA. Uns praticam questões de provas de aferição, outros corrigem "textos" de alguns projectos seus, ou avançam nas áreas onde sentem mais dificuldade, outros, ainda, apresentaram um jogo que permite o estudo da Unidade Estatística...
Pego em duas alunas que já estudam tanto tanto, que precisam de um intervalo aqui...

Ai professora! Deu-me uns nervos não ter percebido bem ainda as percentagens... que...
Mas não era para perceber tudo logo! Ainda só começámos um bocadinho! Vamos aprofundar muito mais... tu também...!
Mas eu queria perceber... então perguntei à mãe e ao pai e ainda fiquei mais baralhada...
Ufff! Estava a ver que me ias dizer que eles explicavam melhor do que eu... (ri-me). Ainda estou no pódium?
(Riu-se) Está... eu fui tentar fazer exercícios com o que a professora explicou e estive uma hora de volta daquilo e... finalmente percebi!
Tu não páras.
Oh professora, é que faz-me muita confusão não perceber uma coisa. Estava a sentir-me mesmo burra. (Penso: és tão parecida comigo... minha homónima. Será do nome?)
Bem... mas agora esquece um bocadinho. Hoje tu e a Nenas têm outra missão importante: pegar nas rédeas do blogue e actualizar a informação. Depois ir contagiando a turma para todos se envolverem cada vez mais...

Assim foi.
A Nenas criou uma galeria Scratch para colocar um excelente trabalho sobre estatística que lhe deu imenso que fazer... e publicaram. De seguida.. blogue com ele.
Olhem, podem aproveitar as fotos que deixei na teia sobre o vosso trabalho de Ciências e fazer uma entrada no blogue sobre esse trabalho!
Boa? Fazemos como?
Explicação dada... já estão a construir a entrada. Posso usar o slide.com para fazer uma montagem? Isso já sei fazer!
Entretanto, lá ao fundo, o meu kiko das borboletas, atento às minhas intenções, publicou no blogue o vídeo do filme sobre borboletas, da RTP2...
Entretanto o Be entrega uma pen, também com um trabalho sobre estatística, mas desta vez em powerpoint.
A T e a Nenas abrem o documento no portátil, ajudam-me a corrigir as gralhas. Pergunto: querem aprender como se publicam slideshows na net e depois no blogue?
Sim!!!
Conseguimos. Lá ficou uma conta da turma criada no www.slideshare.net e ainda deu para fazer upload do trabalho. Avisámos a turma para trazer os slideshows feitos em AP... vão ser todos publicados no Blogue Turbêturma.
Afinal é fácil!

Às vezes com a minha aceleração... tenha calma professora, tenha calma rindo (ainda são mais aceleradas do que eu... trabalhamos bem juntas... dizer-me para ter calma é código para eu acelerar bem mais... já sabem... o tempo é sempre tão pouco e esgota-se tão rapidamente em hora e meia...)

O que não acabarmos aqui acabamos em casa!
Distribuiram trabalho.
E podemos pôr aquela música Bubbly da Colbie, que a professora pôs na teia? Gostamos muito desta canção.
Claro! O espaço é vosso e o que lá colocam pode ser simplesmente algo bonito de que gostaram, não precisa sempre de ser tudo vosso.
E vai de fazer uma lista elas e de fazer uma lista eu... das galerias criadas hoje na sala, dos projectos novos para ver (começaram a trabalhar com o Scratch em AP com as professoras, a quem deram uma aula na semana passada, e o entusiasmo aumentou).

Gostar muito de vocês é isto: libertar-vos de mim. Passar para vocês as ferramentas, os meios para a autonomia, para esse crescer saboroso em que começam a tomar conta do caminho cada vez mais sem os adultos por perto. A perceber a ética de utilização das ferramentas, cuidados a ter, possibilidades, aventuras novas a explorar, a alegria de aprender porque se deseja.
Cumplicidades sempre haverá... mas o cordão umbilical, esse, terá de ser cortado até Junho.

É para isso que tenho trabalhado desde que vos conheci... aproxima-se a hora de ver se cumpri bem o meu trabalho.
Testemunho quase passado para as vossas mãos. Dois anos passaram tão depressa...
(Sei que não há genes nestas coisas entre professor e aluno... mas não é que olho e vejo ali alguns tracinhos meus? Alguns gestos que reconheço? Umas certas acelerações e entusiasmos tão gémeos duns que eu cá sei? Imodéstias, sei. Mas pronto.
Se não são genes, pronto, foram vírus que lhes fui passando.
Esta missão sem contágios tem lá alguma graça!)

Scratch Project

Agora saio daqui a correr para ir ter convosco. Matemática, desta vez.
Era suposto ter vindo a casa comer... mas...
Tenha calma professora, tenha calma!
Ai esses risos...

7 comentários:

IC disse...

"(...)com as professoras, a quem deram uma aula na semana passada (...)"...
Isto também é delicioso. Ainda bem que os professores já vão perdendo os complexos com isso ;)
Beijinhos

Anónimo disse...

Professora já pus o meu projecto no blogue da turma. Até 3ª feira e até lá prometo que vou fazendo uns exercícios de áres e muito mais.

Teresa Martinho Marques disse...

COmo estas queridas professoras queriam acompanhar os alunos nestes devaneios, foram elas as primeiras a sugerir a lição... Agora, nas aulas de AP continuam esse processo de aprendizagem com eles... Delicioso, realmente!
E Mada, boa! Já sei que não vais parar... mas descansa também um pouquinho! Beijinhos às duas:)

Raul Martins disse...

3za... Quanto amor e humor continuam por aqui... no pódium... sempre...

Existente Instante disse...

Cortar sim...mas sabes que começa a ser comum guardar um bocadinho do tal cordão umbilical?
Tu nem precisas! Há em ti uma empatia umbilical que é uma autêntica transfusão de ternura. Verdadeiro alimento interior de...para e de para...de

JMA disse...

Claramente.

Teresa Martinho Marques disse...

:) Abraço!