segunda-feira, novembro 17, 2008

Coisas realmente importantes onde gosto de gastar o tempo...

Retomo, em breve intervalo de almoço, algo importante que nunca é demais revisitar, tendo em conta o panorama no mundo (que não exclui Portugal, infelizmente).

Em todos os anos lectivos, sobretudo quando tenho a meu cargo alunos do sexto ano de Ciências, um dos meus ois* (o papel fica, até ver, na gaveta, mas nela não deixo as minhas intenções de fazer coisas importantes e úteis com os meus alunos) é este:

- Envolver as famílias em actividades relacionadas com a saúde (no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza), motivando os alunos para a mudança de comportamentos pessoais e para se transformarem em agentes de mudança no seio das suas famílias e comunidades.

A estratégia já começou há tempo (desde o início do ano lectivo) e surgem agora os primeiros frutos:

- Os diários alimentares com a respectiva auto-análise crítica à luz do que aprenderam com a unidade da alimentação... e onde podemos encontrar textos como: "(...)Eu já tinha uma alimentação saudável, mas quando comecei a dar o capítulo dos nutrientes em Ciências da Natureza, ficou ainda melhor pois deixei praticamente de comer doces. Agora só os como uma vez ou outra. As únicas coisas que eu tenho para dizer, que sejam um defeito na minha alimentação, é que ao pequeno-almoço eu como quase todos os dias cereais, ou de chocolate, ou integrais, embora possa comer outras coisas e nalguns dias bebo pouca água. Nesses aspectos eu continuarei a tentar melhorá-la. (...) ... Uma ou mais coisas que eu devo melhorar: comer de 3 em 3 horas, variar o que como ao pequeno-almoço, consumir mais água."


- Os diplomas elaborados em família sobre as mudanças dignas de nota (nomes disfarçados)... e onde se podem ler coisas como: "Eu... mudei os meus hábitos alimentares depois de ter estudado a alimentação e a nutrição. Passei a comer mais salada e fruta e a não torcer o nariz à sopa." testemunha: Mãe (com assinatura a formalizar o documento)
.
Se alguns alunos/famílias conseguirem perpetuar as conquistas feitas nesses gestos de mudança, atingi parte de um dos meus ois mais importantes.

A Família tem um papel importante, mas a Escola também tem alguma parcela de poder que deve ser aproveitada. Não que eu goste do poder (quem me conhece sabe)... mas este poder educativo de influência em causas essenciais (melhoria dos hábitos que promovem a saúde, melhoria da motivação para aprender, do gosto pela leitura, do sentido crítico, da autonomia, da auto-estima, da ajuda ao próximo, ...) procuro nunca o desaproveitar...
Também constava nos meus ois (não entregues) ir partilhando com outros as minhas experiências e práticas: Partilhar com a comunidade reflexões, materiais e práticas através de espaços individuais na Internet (...)
Hummm... vou cumprindo, vou cumprindo...

*Ois = objectivos individuais

Sem comentários: