... Embora desta vez tenha de assistir de longe (o corpo gritou um basta e não estou autorizada a respirar ar que não seja quente, nem a dar passos para longe da cama) sei que seremos muitos. Quero que sejamos também grandes e sábios. E que o gesto se não perca em anónima dádiva, para depois ser apenas seguido de uma cabeça baixa no local onde é essencial que a nossa inteligência individual continue a gritar por todos os meios ao seu alcance.
Que os espíritos regressem iluminados e com a força necessária para combater na Escola, sem receio, tudo o que nos tem afastado daqueles que são quem mais importa: os alunos.
Que lema? Que promessa? Que objectivo individual?
Prometemos tudo fazer para afastar do caminho as pedras, as distracções, as reuniões sem tino, os brinquedos de papel... para poder voltar a cuidar de vós com a qualidade que merecem.
Prometemos acabar com o desrespeito com que vocês têm vindo a ser tratados por quem não percebe quem é, e o que é, o mais importante na Escola.
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Recordação
Há 5 anos
6 comentários:
Ratio Studiorum de 1586/B
Preservar a boa disposição dos professores
“Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (…). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (…).”
“Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.”
Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”
“Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”
Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”
“Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”
Rerum Natura, De Rerum Natura: Preservar o entusiasmo dos professores
As melhoras 3za,
lá estarei à tarde a apoiar um outro caminho para a educação.
Obrigada pela excelente referência :)
Lindo 3za...
Obrigada pelas tuas palavras, e cuida bem de ti!!
Obrigada Daniela... Triste por não poder estar presente como dia 8 de Março... mas pisei o risco esta semana levando-me ao limite com as aulas e reuniões nocturnas e fiz asneira. Com os pulmões não se brinca... os meus são frágeis por natureza (asma) e não há nunca constipações simples... Eu é que tenho tendência para ignorar os sinais e manter-me de pé para não faltar... Acabo assim com doses infindáveis de antibiótico... que fazem mal aos micróbios mas não interferem na minha habitual falta de juízo... :) Espero estar em condições para o dia 15. Não quero faltar mais uma vez...
Olá Professora!
Quando puder dê um saltino pela Sala16! Acabei de pôr lá um PERU (sim, um PERU)!...
Beijinhos!
Mónica
Já dei! Adorei... (Deixei comentário). Beijinhos
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