quinta-feira, novembro 20, 2008

Ideias e experiências com o Scratch... (sorrisos)

No Clube

(Onde estamos a experimentar a integração de um tempo de APA de Inglês nas actividades Scratch do Clube Scratch time - com a professora do aluno, que por acaso é também a DT dos alunos que estão lá a essa hora - não são meus alunos - e que por acaso é a Teresinha da nossa Península... não é por acaso, portanto... somos dadas a experiências e aventuras tecnológicas... Está a ser interessante... e vamos enriquecendo as ideias à medida que caminhamos...
Onde o meu conguito avança no seu complexo projecto persistentemente... hoje fez-me perguntas sobre o x e o y, porque queria resolver um problema e optimizar soluções de programação e dei com ele desenhando um referencial numa folha de papel... estivemos a ver como fazer... acho que para a semana tenho um referencial desenhado e o plano do trabalho a tornar-se real por escrito... algo que nunca me ocorreu que pudesse acontecer... observo os seus gestos, mantenho a motivação alta com diálogos em que procuro desafiar e valorizar as conquistas feitas com argumentos sérios e sem "palminhas" nem "palmadinhas". Respeito demais os miúdos para lhes fazer isso. A exigência é o melhor gesto de carinho.)

Com uma criança asperger
(A minha colega da equipa de educação especial que trabalhou comigo e com o meu menino autista no ano passado, em sala de aula, e continua a trabalhar de forma mais personalizada, está também a utilizar o Scratch por sua iniciativa no trabalho que faz individualmente com um menino asperger de outra turma e contou-me das mudanças verificadas na criança depois do trabalho que está a desenvolver com ele, dos progressos imensos - ultrapassa rapidamente os conhecimentos da professora que teve de me colocar umas questões para o poder acompanhar - dos sorrisos que não existiam antes, da conversa recorrente sobre o trabalho, da forma como vai desenvolvendo estratégias e a autonomia, à medida que o trabalho avança. Para que se avance também na socialização, já criámos a oportunidade de virem ambos frequentar semanalmente uma das sessões do Clube para o integrar nas actividades com meninos que não conhece e aprender com eles "novos truques". Fiquei contente por saber... e onde cabem vinte... cabe sempre mais um! Na falta de PCs a professora vai trazer o dela.)

Com uma técnica - psicóloga da APPACDM
(Que está este ano a desenvolver trabalho com o nosso menino autista, ao abrigo de um protocolo que criámos... estará connosco de vez em quando à sexta no Clube - que o Mig frequenta, no âmbito do seu PEI - para aprender e poder um dia trabalhar com outros meninos da APPACDM de Setúbal para além do Mig... Gosto tanto de ver as sementinhas a percorrer mundo...)

Qualquer dia com uma colega minha de Ciências Naturais - terceiro ciclo
(Que vai estar no Clube em alguns dias porque deseja aprender a mexer na ferramenta e perceber o seu potencial... Será muito bem vinda!)

É o que acontece quando liberto a mente de questões como as do modelo de avaliação que nos suga a alma, o juízo e o tempo que já não existe. Agora sobra um bocadito mais para as partilhas de que tanto gosto e para que possamos aprofundar as potencialidades e versatilidade desta ferramenta em contextos diferenciados, por mãos diversas, com diferentes públicos, a bem da educação de TODAS as crianças, independentemente das suas características. É preciso tempo para os educadores crescerem no processo de domínio e utilização de algo tão novo como o Scratch... Eu própria me sinto ainda muito muito no início...

Isto e mais uma "coisa que é segredo e está quase a acontecer" fazem-me sentir que os ganhos podem ser significativos e assim não pensar tanto nas perdas como há uns dias quando a melancolia apertou o peito mais do que a conta... Ou por outra, pensar nelas como um estímulo para lutar sempre por mais e melhor qualidade de tempo e recursos e pela valorização da importância da Educação e da Escola.
Eu não disse que passava?
Que com as hormonas da tristeza não valia sequer a pena discutir?
.
Pois... "la donna e mobile..."

Sem comentários: