quinta-feira, outubro 09, 2008

Pelos sorrisos nos olhos e nas bocas deles...

Gastei hoje o meu tempo todo na escola com eles e também

AQUI

AQUI


AQUI


Agora vou tentar acabar de ver a última turma de testes, porque eles ficam felizes quando recebem o retorno rapidamente e a orientação decorrente para melhorar gestos, mudar caminhos. Eu própria sinto uma necessidade imensa de saber como foi o desempenho para reorientar o trabalho... os tais diagnósticos formativos e permanentes...

Um dos meninos do clube Scratch time (sessão de quinta-feira) está a repetir pela terceira vez o 5º ano... dá muitas faltas (brevemente reprovará com as faltas que já deu) e já aí está uma primeira suspensão de dois dias a caminho. Da primeira vez que veio... ligou-se ao messenger... expliquei que não, que não podia ser. Enunciei as razões, os objectivos do Clube. Fui simples, ele aceitou. Explorou o Scratch o tempo que esteve connosco. Ao vê-lo assim crescido no meio da turma de pequenininhos que integra actualmente, pedi ajuda para agilizar algumas coisas durante a sessão...
Pensei... não voltará... são regras a mais, disciplina a mais... trabalho a mais... colegas muito diferentes do "grupo complicado" a que se associa na escola e que se passeia como clã fazendo disparates.

Hoje regressou. Pontual. Trabalhando, explorando, ajudando. Saíu depois do toque.
E eu fiquei contente. Não é meu aluno, mas é já um bocadinho meu, pelo menos uma vez por semana.

Na próxima sessão vou conversar com ele (já depois da suspensão)... A DT (nossa Teresinha da Península) falou comigo... talvez esta âncora que ele lançou ao Clube possa ser o trampolim para uma forma diferente de olhar a escola e a sua vida nela. Não sabemos se resultará, mas vamos tentar. Se correr bem, talvez encontremos aqui nas TIC e no Scratch a porta de saída para um ciclo de insucesso muito grave, de abandono compulsivo e comportamento irregular.
Quem sabe...

Quando estou com eles a vida é simples.
Nos sorrisos que me oferecem recupero a energia que as coisas sem sentido me levam. Coração mole, é o que é.

E alegria pelas suas conquistas...

Scratch Project
(Quando se abre... vale a pena esperar um bocadinho pelo que vem a seguir... A entrada tem um pouco de tempo a mais...)


ADENDA
Como calculam... ainda não fui ler nem grelhas, nem orientações, nem outras complicações... Falta-me o tempo e a vontade... Valores mais altos se (a)levantam!

4 comentários:

Miguel Pinto disse...

"Como calculam... ainda não fui ler nem grelhas, nem orientações, nem outras complicações..."

Fizeste muito bem, 3za. Se houver melhorias rapidamente se saberá :))

3za disse...

... eu que sempre fui um pouco "maníaca" da antecipação... procrastino que me farto com esta coisa da avaliação...
E... a esperança é a última a morrer... :)

EMD disse...

Ah, de novo os feitiços das fadas e duendes!

3za disse...

Pois... :)