quinta-feira, outubro 30, 2008

Deu-me uma certa saudade...

No MIT Media Lab prepara-se uma semana aberta... Scratch em destaque.

Já "enfeitaram" a sala onde passei tão especiais momentos em Julho, durante a conferência.

Sim... é mesmo assim... um espaço amplo, criativo, um laboratório de experiências, inovação, cheio de ar, desarrumado, inspirador, aberto à criação e ao improviso de que se faz tantas vezes a construção do novo. MÍTico...


http://flickr.com/photos/amonroy/2984331157/sizes/l/

Recebi uma matriz para encaixar bem formatadinhos os conteúdozinhos... que a lei é a lei e os pais têm de saber com pormenor quando se vai dar, quando se deu, se não se deu, por que não se deu, quando se vai dar depois, se não se deu antes.... tudo isto para levar para as reuniões nocturnas de Conselhos de turma intercalares que agora começam.
Sim, eu sei que sou um bocadinho indisciplinada... que a propósito disto e daquilo (comandada pelos alunos e pelas aulas) às vezes me inspiro a antecipar conteúdos, adio outros, misturo o inesperado, cozinho de outra forma as coisas se sinto que a dificuldade no momento, ou o interesse, o justificam. Mas os "meus pais" não se queixam, pelo contrário, os alunos aprendem, os resultados até são bons.
Não tenho grande futuro neste sistema tão arrumadinho. Acho que vou passar o tempo a preencher adendas a dizer que devia ter dado mas afinal não dei... e dei depois de e antes de... e misturei porque tal...e fiz assim porque enfim e...

Sonho todos os dias com uma Escola diferente.
Cansada de paredes, muros e espaços pequeninos para enfiar tudo, até as crianças... E as crianças nunca deveriam viver enfiadas em espaços pequeninos.

Sim, sou dada a utopias. Mas sempre que um homem sonha...

4 comentários:

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Ai como te compreendo!! Tb eu sonho muito com uma escola diferente, mas tenho uma opinião utópica...se houverem muitos "indisciplinados" e "desarrumadinhos" e os resultados forem (como são sempre) mais que positivos...então esses...vão (com muito esforço)...mudar a escola, para a nossa escola "ideal", onde se formem indíviduos com autonomia, espírito crítico, inovadores e criativos, etc, etc...É SÓ UM SONHO (meu).

Anónimo disse...

Sou mais uma que partilha o teu sonho...
Não estás sozinha!!

Bjinhos e continuação de um excelente trabalho!!

Herr Macintosh disse...

Os professores têm muita imaginação, reconheça-se isso. Os PCTs têm quase tudo o que não precisam e quase nada do lá devia estar. Como tenho uma costela com desvio acentuado para o anarca, proponho que cada professor entregue planificações com vinte ou trinta páginas; explicitação detalhada e fundamentada da escolha dos objectivos, das actividades e das metodologias a utilizar na sala de aula. Enchamos estas páginas de muitos considerandos incompreensíveis mesmo para nós próprios.
Garanto que nenhum pai dará por nada porque não é isso que lhes interessa. Já agora, o Director de Turma provavelmente também não.
De fora ficam, na minha experiência, o que vamos fazer em conjunto, como nos vamos articular. Mas na correria do desperdício de tempo (onde é que ficou a teoria do "tempo é dinheiro"?), das inutilidades, das vacuidades, nem nos lembramos destas coisas. Ontem tive duas reuniões de PCTs que poderiam ter sido substituídas (com mais vantagem) por uma folhinha de informações dos DTs e do professor do ensino especial com um inquérito sobre as competências a privilegiar.
Enquanto isto, vamos passando alegremente de reunião em reunião olhando o relógio para ver quando é que acaba a coisa (ou seja, aquilo que nós abominamos que os alunos façam na aula - só que nós, por prurido, ainda não começámos a perguntar "E falta muito para acabar?").

Teresa Martinho Marques disse...

:) uma rapariga fora de casa o dia todo... e tantos sonhadores aqui... Saber que não se está só é a maior força... e a música... a música... :)