sábado, outubro 18, 2008

Objectivos individuais - 2

b) redução do abandono escolar

- Concentrar todos os esforços, energia e atenções nas crianças em detrimento das tarefas de natureza burocrática, sempre que estas compitam com aquelas e ponham em causa a qualidade do seu cumprimento. Só a atenção diferenciada, o carinho, a escuta atenta, o apoio, o estímulo, podem salvar eventualmente uma criança de se afastar da escola. Se a Escola tiver algo a oferecer que a criança reconheça como importante no seu caminho de valorização pessoal, há uma hipótese maior dela se deixar cativar, mesmo com condições de vida pessoais e sociais complexas.

- Continuar a lutar contra todas as tentativas de transformar a escola num universo onde o tempo se esgota em tarefas que não contribuem para o investimento directo na criança e nas suas necessidades, reflectindo sobre as experiências e processos educativos e partilhando essas reflexões com todos, por forma a que a evidência prove que para uma educação de qualidade que acolha os alunos e leve à redução do abandono, tem de regressar à escola o tempo de qualidade e de partilha que lhe foi subtraído.

(Muitos impressos bem preenchidos, dezenas de reuniões não salvam uma criança, mas a estratégia que teve tempo para ser pensada e desenhada com cuidado, o material que teve tempo para ser construído, o sorriso disponível de alguém a quem não pese nas costas o mundo e a desilusão, o retorno rápido da informação aos alunos, nos processos de avaliação formativa, o acompanhamento próximo dos seus projectos... isso sim, opera verdadeiros milagres na redução do abandono escolar por colocar a criança no centro da atenção de tudo e de todos na escola, quando muitas vezes não o é na sua própria casa.)

4 comentários:

henrique santos disse...

3sa
nesta parte dos objectivos não vou deixar de citar (nos meus) o saudoso Rui Grácio que escreveu coisas muito parecidas com aquelas que aí tão bem traduzes em palavras tuas.

Teresa Martinho Marques disse...

Depois um dia partilha a referência... fiquei curiosa :)

Francisca disse...

http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/

para descontrair um pouco...vale a pena!

É o renascer de um blog de Escola.... convido-vos a visitar e criticar!

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pela partilha!