domingo, outubro 19, 2008

Ensinar gaivotas a voar... mais alto

Interrompi para comer qualquer coisa... Abri a TV, como faço sempre. Normalmente busco o AXN... coisa breve, leve, que possa ser depois interrompida sem pena. Às vezes tento as notícias... mas é raro aguentar-me sem ameaço de indigestão, portanto...

Hoje... o final de um dos meus filmes de eleição: Finding Forrester. Precisei de mais quinze minutos na habitualmente curta refeição, porque, por mais que o veja, não me canso de o ver. De me comover. Hoje mais do que habitualmente. Um súbito desejo desse tempo de qualidade com cada aluno. Uma vontade de fuga à massificação fabril do sistema do entra e sai entra e sai entra e sai da linha de montagem cada vez mais instituída e enraizada.
Deve ser essa saudade de um tempo com tempo para ensinar (melhor) as minhas gaivotas a voar mais alto. Deve ser este lembrar da raiz, da razão de estar aqui se centrar sobretudo nesses momentos únicos com os alunos - se tivermos em mãos menos de 60 por ano, se não estivermos sobrecarregados, nem excessivamente cansados, nem tristes, nem tensos, nem impacientes com a cabeça nas mil tarefas que nunca mais se conseguem completar, podendo acompanhar com tempo e calma cada um dos voos deles, ajudando-os a aperfeiçoá-los.
Deve ser isso.
Ou talvez seja a tal saudade de fadas.
Sistema linfático, endócrino, sei lá, a reclamar encantos, primaveras e vitaminas.

Dizem que o tempo cura tudo. É verdade. Com tempo que pudesse dedicar a cada uma das minhas crianças, sinto que poderia conseguir milagres de multiplicação dos voos. A vocação, a intuição, alimentam-se do respeito e do amor pelo outro à nossa frente, mas para o amor resultar precisamos de tempo para cuidar... (sai caro? Sim... sai muito caro não ter tempo para cuidar da criança...)

Havemos de encontrar as palavras mágicas que desfaçam o feitiço malvado de quem nos roubou esse e outros bens preciosos...




ADENDA1:
Uma gaivota (das "minhas") voava voava...
(Foi surpresa... Escreveu autonomamente ontem, a partir de casa. Já lá deixei mimo e desafio aos restantes...)

ADENDA 2:
Outra gaivota (das "minhas") voava voava...
(Outra surpresa acabada de descobrir: mudança de visual do blogue, um poema matemático e um projecto Scratch... Também deixei mimo...)

ADENDA 3:
Outra gaivota "minha"... voava voava...
(Ando em breve breve ronda para eles não se sentirem muito abandonados... neste caso trata-se do blogue individual da Bia, entrada de sábado passado... já passou tempo demais... com erros a precisar de correcção para continuar vivo o estímulo de desenvolvimento da competência da escrita... Deixei miminho. Motivação já existe, eles escreviam tão pouco antes e agora alguns querem tanto comunicar... ai o tempo a faltar para lhes dar tudo o que precisam! Percebem a aflição de quem gosta mesmo de cuidar dos voos das crianças a seu cargo? Não estou a conseguir fazer tudo o que é preciso e lhes faz falta... e isso é o que mais me entristece.)
.

Sem comentários: