sexta-feira, dezembro 05, 2008

Das aulas aos projectos...


Estou assim a trabalhar uma matéria com eles e dá-me uma coisa a meio... uma ideia... não resisto... interrompo o fio...
Meninos! Estou aqui a ter umas ideias tão engraçadas para projectos em Scratch!
Lá está a professora... Diga! Diga!
E eu digo... e o quadro transforma-se, reescreve-se com bonecos, ideias, sugestões... E depois lá continuamos... E depois interrompo outra vez...
.

Não tenho nunca aulas de Matemática com esta turma com muitos computadores à mão (nem hipótese sequer). No ano que passou estavam habituados a isso. Este ano não é possível... o choketek demora a chegar aqui à nossa escolita... (nem os alunos têm ainda sequer os famosos computadores tão prometidos e anunciados, Magalhães e outros... nada de nada... que não se sabe... que ainda não e tal...).

Assim, sobra-me a possibilidade de deixar pistas e sementes e ideias e apetites e vontadinhas e curiosidades e desejos e... para depois irem até ao clube (45 minutos, às vezes 90 por semana) explorar as pistas com a sua própria criatividade, inovando a partir das sugestões. Alguns só podem trabalhar no clube. Uns começam no clube e acabam em casa e depois corrigem no clube os erros. Alguns entusiasmam-se tanto que vão para casa e começam lá os seus projectos que continuam no clube... Outros começam em casa e publicam logo, mesmo com erros... que corrigimos no clube...
Foi assim que nasceram muitos projectos nesta turma e na outra, em torno das fracções, que podem ser vistos no
blogue do Clube Scratch time... e foi assim que surgiu a história e o projecto da Buterfly (a Sara da conversa na entrada anterior) - uma scratcher que está agora a começar a florir...
Chegou-me na terça feliz dizendo que tinha feito um projecto no feriado... e que tinha um papel cheio das contas que teve de fazer para o projecto... (deu-me o papel)...


Nesse dia fez o teste. O tal em que passou de negativa para Bom... E hoje contou-me melhor a história sobre o que havia acontecido em casa e o orgulho do Pai ao ver o projecto nascido das mãos da sua filhota (no feriado perguntava também por que razão estava ela a falar em voz alta no quarto - processo de gravação das "falas" das fracções... )

Na entrada de hoje do blogue do clube deixei mais alguns projectos interessantíssimos nascidos assim, dos desafios feitos nas aulas. Não resisto a deixar aqui dois deles, o da Sara - Buterfly (com um t, porque foi assim que quis) e o da fAlipa, por não terem sido, no ano que passou, das scratchers mais entusiasmadas, mas que têm crescido imenso nos últimos tempos.

Buterfly - Fracções 1 (está a pensar desenvolver o jogo criando vários níveis de dificuldade...)

Scratch Project

Falipa - Fracções de Inverno

Scratch Project
...................................................
Na entrada anterior, a minha Pipoca, Cisnedourado, que hoje ficou doentinha (faltando à aula e ao Clube), deixou comentário para eu ir espreitar um projecto em que anda há dias a trabalhar (enorme complexidade) e que publicou (ainda com erros). Gastei algum tempo a fazer download e a corrigir só os erros ortográficos para reenviar (para o resto dos "bugs" será ela a procurar solução... e ainda estou sem fala depois de ver o trabalho que publicou. Já no ano passado se percebia o potencial... a evolução é magnífica... eu perco-me completamente dentro destes projectos deles... façam download e percebem o que digo - têm de instalar primeiro o Scratch).

Eu própria tenho feito bons progressos na minha capacidade de programar com o Scratch apenas por ir acompanhando os projectos deles...
.
Agora... jantar?
Dia (muito) loooongo.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

E a Teresa está lá, a alimentar os sonhos destes meninos que criam "asas".
Como é isto se media para a avaliação de desempenho? Eram precisos 50 objectivos, 5 folhas de planos, 10 grelhas e n+1 relatórios...
Se eu vivesse mais perto, ainda havia mais uma aluna no clube!!!!
Filomena

Teresa Martinho Marques disse...

Como é que isto se media?
Pois...

Adoraríamos ter-te cá... Eles gostam tanto de ter a oportunidade de ensinar aos professores coisas novas... E adoptam os mais pequeninos que vão entrando no clube...
Gosto muito destes momentos... :)

Obrigada pelas tuas palavras sempre doces... :)
Beijinho