terça-feira, dezembro 09, 2008

Cheiro a Natal?

Eles andam depressa e eu estava a começar a ficar para trás...
Sem meter as mãos na massa muito a sério, para sentir os problemas (até mesmo dos comandos mais simples, do paralelismo das sequências de programação e tanta coisa...) e para ir explorando as possiblidades, corre-se o risco de deixar estagnar o trabalho. Eles precisam de ser estimulados, desafiados a avançar.... e tem de estar alguém perto para que possam ir voando em direcção ao céu.

Assim fiz. Meti-me na pele deles, defini um objectivo (fazer com o Scratch uma espécie de mini-filme de animação - vídeo-clip - para uma canção de Natal que compus há tempo e que gravei aqui no PC) e avancei.
Depois de alguns momentos de hesitação e paragem (é fácil perdermo-nos) lá consegui perceber como fazer com alguma rapidez o que desejava...
Usei comandos simples ao alcance dos alunos, pois é importante que descarreguem e investiguem os passos dados. Aprende-se muito assim!

O resultado foi este e é para todos vocês... :)
(Um cheirinho a cartão de Natal... o primeiro que envio este ano!)

Para se conseguir ver tem de se ter um Java bem fresquinho (acima de versão 5) que se actualiza AQUI. Tentem abrir... se não consequirem e desejarem, têm de instalar o Javazito...


Scratch Project

8 comentários:

Anónimo disse...

Teresa
É a primeira vez que comento mas já te "conheço" há meses. Hoje outra surpresa - também tocas e cantas lindamente. Não há direito!Não tenho auto-estima que aguente!(lol). Quando comecei a vir aqui surpreendia-me com a tua energia e capacidade de fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Só podias ser uma jovem, pensava eu...e fui ver o teu perfil. Claro que não me enganei, és tão jovem quanto eu! Continuei a vir aqui para te ouvir, para te ler e para continuar a acreditar que o sorriso dos nossos alunos é mais valioso que os desamores que temos sofrido nos últimos tempos.
Obrigada
Nídia

Teresa Martinho Marques disse...

Oh Nídia... já me fizeste rir... E bem que andamos precisados... E dizes uma verdade tão grande: o sorriso deles vale mais do que tudo. Luto por por esse sorriso a que têm direito... mas enquanto luto, não posso esquecer-me deles. Não são tempos fáceis... por isso aqui a teia navega entre sorrisos e algumas tristezas e revoltas, alternando estados de espírito e tons de luz. Porque só assim se percebem as razões... :)
Obrigada pela palavras carinhosas... pela paciência das visitas... pela força que recolho em vocês, companheiros de luta e de viagem... Beijinho

EMD disse...

Lindo, Teresa!
Prendas como esta, assim feitas com as próprias mãos, as palavras próprias (e até o próprio som da voz e da música), são das que mais aprecio. Só valem mesmo pelos sentimentos que representam.
Bem hajas!
Feliz Natal e Boas Festas para ti, fada da net.

Teresa Martinho Marques disse...

:) Também gosto de prendas artesanais... e dos vossos mimos... Obrigada! Beijinhos muitos

henrique santos disse...

Bravo, 3za. Está um Espectáculo, em tudo...
É só surpresas.

Fantasia Musical disse...

Encantador!!! Tens a certeza que não és professora de Educação Musical? ;)

Anónimo disse...

Gostei, muito.

Teresa Martinho Marques disse...

:) Obrigada!