terça-feira, outubro 09, 2007

Aditivos a evitar (fonte: DECO) e pãozinho com atum

É um cartãozinho desdobrável minúsculo. Anda sempre comigo na carteira.
Mostrei hoje aos alunos, pois em breve iremos analisar rótulos de alimentos que consomem habitualmente em busca das coisas desnecessárias e prejudiciais..
Acharam interessante. Importante. Pediram para ter.
Acabei de lhes deixar "o mimo" no blogue TurBêturma...

E, já agora, fica aqui também para quem quiser.
(Clicar para aumentar.)


Ah!

Um destes dias falámos do atum conservado em água. Bem menos calórico e mais interessante do que o outro conservado em óleo (as latas são idênticas, fácil de encontrar, é só ler). Ficamos livres para usar um bom azeitinho escolhido por nós para temperar. Bem mais interessante e saudável.
Hoje voltaram a falar-me. Que sim. Que as mães tinham comprado. Que sim, que o sabor era igual e que tinham gostado. Que investigaram e o do bufete e da cantina era o conservado em óleo.
E diz o Francisco : oh professora eu gostei tanto que fiz o que a professora disse e trago atum desse no pão. Ri-me, e o senhor permite-me que fotografe o seu pão? Sim professora! Fica já cá fora para eu comer no intervalo (estava prestes a tocar). Tirou o dito. Perguntei logo: pãozito integral? Oh professora este é feito lá em casa, que a gente tem uma máquina que faz pão.
Fotografei. Alguém perguntou: vai pôr a sandes do Francisco no blogue? Vou, claro. Já sabem. Bons exemplos são para partilhar...

(Hummm... será que pelo menos este ano um ou outro hábito muda só para terem 15 minutos de fama na internet? Parece legítimo. Temos de começar por algum lado e todas as armas são boas!... :)

Como prometido, aqui fica o teu pão com atum, Francisco!
(Se soubesses como tive de me conter para não lhe dar uma trinca...)


8 comentários:

Anónimo disse...

Ideia bem sugestiva sobre o que é (ou deveria ser) o ENSINO :)

Anónimo disse...

E com este post lembraste-me que também tenho uma máquina dessas e já há muito tempo não a utilizo... Vou já de seguida fazer um pãozito!

Teresa Martinho Marques disse...

Mnham... manda um bocadinho via net :)

Anónimo disse...

aquele que disse :
Vai por a sandes do francisco no blog fui eu !!!!

AAAHHH è verdade . . .
hoje ao jantar comi atum de agua ... e é um bocado mais aguado mas é muito bom!!!!

francisco

Anónimo disse...

não é atum com agua !!!

è atum CONSERVADO EM AGUA


Francisco

Teresa Martinho Marques disse...

Ora bem... para esclarecer... sim, são dois Franciscos :)
Um é o que gosta de borboletas e vem aqui "todos" os dias "espreitar" voando a partir do "estrelar"... o outro, é o outro Francisco. Dois Franciscos especiais e únicos. Só o nome é que é igual!
Beijinho aos dois.
(Hummmm parece que também têm em comum... atum CONSERVADO em água... ;)

Teresa Martinho Marques disse...

Francisquinho (ai esta "s´tora"!) faça favor de descobrir as gralhitas no seu texto e corrigi-las... :) (Uma pista... acentos...)

Margarida disse...

Só não gostei de atum em Cabo Verde... Corrijo, ao 3º dia...

Atum conservado em água, óptimo.
Mas, se for para fazer a vontade às papilas gustativas, daquele conservado em azeite e da marca a que me habituei desde miúda... nham nham, quero maiiis!

Bj

Gostei de saber que há meninos que gostam de pão integral. Que bom!