segunda-feira, outubro 08, 2007

Abreviatura(s)

[CE.bmp]

Não tenho tpo para falar hoje da esc. E tb n me apetece falar do tpo q n tenho. Nem da esc. q cada vez tenho menos e menos me tem a mim.

Em vez disso vou falar dos olhos deles. Dos sorrisos, dos receios, das primeiras aflições deles. Das perguntas de primeiro dia, das pequenas cumplicidades dos primeiros minutos. Oh professora, o livro está esgotado, a Mãe ainda não conseguiu arranjar! Oh professora, escrevo isto a caneta ou a lápis? Oh professora, o meu irmão foi seu aluno. Oh professora faz mal se o caderno tiver uns desenhos na capa?
É preciso acolher, responder, ajudar, amparar, sem abreviar nada do que seja importante. Os primeiros dias são trave-mestra para os dois anos de caminho, de viagem, de partilhas. Nem o absurdo atropelo em que vivemos, me fará usar abreviaturas de coisas como carinho, amparo, apoio, entrega, quando os destinatários forem os alunos.

Qnto ao resto, + ausente.
É a dist q me imponho para salvar a esc. no q tem de essencial. Q o tpo só me chega p tratar dos vivos. E a esc. vive num aceler. faz-de-conta à superf. das coisas, abrev. tudo o q é import. e fing. q n o faz.
Q é poss. fazer tudo o q lhe é ped. Q está tdo bem.
N está.
A esc. transf. num vazio de coisas acessórias.

Eu n tenho verg. de dizer que agora, na esc., abrevio tudo o q me impeça de contin. a ser professora. Sem abreviaturas. Naquilo que é essencial.

6 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha lido a tua crónica no Correio da Educação recebido no mail, e adorei. Aliás, até sabes como apoio que na escola abrevies tudo o que não é essencial, tudo o que não sejam "eles" ;)

Anónimo disse...

Se sei! E bem que tento seguir essa magistral ideia! (Numa reunião por conta de uma discussão infindável sobre o regimento do Laboratório... que foi das 17 às 20... discretamente... vi testes... organizei agenda... eu sei lá.... nunca na vida fiz coisas destas... mas agora não tenho outro remédio...o tempo não estica e faz falta para o que é verdadeiramente importante.) Beijinhos

Teresa Pombo Pereira disse...

só tu!

abracinhos! Beijos!

Anónimo disse...

;0)

Anónimo disse...

La Quinta is definitely primarily any resort whole village in Riverside county, California, especially from the Coachella valley between native indian Wells and also Indio. La Quinta is primarily your once-tiny position a 40 % hr from palm Springs which includes expanded to include things like all an everyday diversions that create a resort commune great. La Quinta is acknowledged for the resort amenities, most especially its coming, top-notch, skilled design golf courses. sure, a ‘golf paradise’ undoubtedly exists! besides does the item make pertaining to straightforward entry to fantastic golfing, it’s also very near to all while in the Palm springs area sights and requirements, almost everything from the airport to try residing leave, a one-of-a-kind park your car. between the very best spots to get affordable luxury lodging will be La Quinta holiday break Rentals. Legacy accommodation with newest furnishings features a massive amount of space for anyone using this atmosphere with the a simple fact home. additional attractive than the usual common inn area, using a total kitchen area for family members people entertaining, the place in actual fact superb. near to golf, browsing, art do the job galleries and also outside venture, there’s something to satisfy everyone during this magnificent location below the actual majestic type in the mountains.
[url=http://laquintamotel.org]La Quinta Motel[/url]

Anónimo disse...

Thank You for being the member of this website. Please allow me to have the chance to express my satisfaction with HostGator web hosting. They offer professional and express support and they also offering some [url=http://www.aboutus.org/HostingHostGatorCoupons.com ]Host gator coupons[/url].

I like hostgator hosting, you will too.

http://fredericksoftball.org/mb/index.php?action=profile;u=8396