sábado, maio 31, 2008

Mais uma missão concluída...

Seminário ArTICular...



O slideshow foi simples, porque a ideia era mesmo de forma muito rápida (15 minutos) mostrar como ir até ao sítio Scratch na net... fazer o download... encontrar facilmente os recursos em português.... ver alguns trabalhos dos alunos, as potencialidades da ferramenta... enfim, muitas sementinhas como aperitivo para fazer nascer a vontade de experimentar.
Simples.
Espero que venham a nascer umas plantinhas por aí... :)

O resto do dia?
Provas de aferição... testes do 6º ano... (amanhã continuarei, que hoje não darei conta de tudo...)

Sementes de... Scratch?

O trabalho continuado de investigação e aperfeiçoamento das linguagens e ambientes de programação para jovens, desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) produziu finalmente a ferramenta Scratch - ambiente gráfico de programação inovador, que permite trabalhar cooperativamente e utiliza media diversificados (foi divulgado publicamente em Maio de 2007). O Scratch (cujo slogan é imagina, programa, partilha) foi concebido e desenvolvido como resposta ao problema do crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos e pensado, igualmente, para promover um contexto construcionista propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens, a partir dos oito anos, e das competências ditas "para o século XXI", nomeadamente a resolução de problemas.

Os seus autores pensam que poderá, ainda, permitir avançar na compreensão da eficácia e inovação do uso das tecnologias na educação matemática informal (e formal), tornar os jovens criadores e inventores e estimular a aprendizagem cooperativa. Pretende-se com a comunicação divulgar os recursos necessários (em língua portuguesa e inglesa) que permitam a exploração autónoma pelos educadores e partilhar algumas experiências de utilização com alunos do 2º ciclo.
Trata-se, apenas, de semear o Scratch nos espíritos e nas mentes... Os frutos? Se o terreno for fértil e depois bem regado...

Sem comentários: