segunda-feira, abril 10, 2006

Ovos e Flores de Páscoa - (Surpresas?)

.
Abraham Darby - rosa David Austin
(A primeira das minhas rosas inglesas a querer partilhar o seu doce aroma comigo nesta Primavera)

Páscoa. Tempo de balanço. De (re)começos.
Se pensavam que me ia esquecer da escola, enganaram-se! Não é propriamente da escola que não me consigo esquecer... é dos alunos. Eles fazem parte da escola, eu sei. Mas NÃO são a escola, portanto contabilizo estas lembranças e estes laços activos (até nas interrupções) por conta das coisas do coração e da alma.
Tal como com os amigos. Não é trabalho, é prazer.
.



Pois tem sido uma Páscoa muito activa. Na minha direcção de turma (turma A) os blogues resolveram crescer como flores de Primavera. E há pedidos de ajuda, pedidos de comentário...(Professora, não sabemos que nome dar ao blogue, podia ajudar? Posso, posso, mas nem pensem que vos vou sugerir um nome... isso é uma coisa muito pessoal e vossa... pensem no que querem com esse espacinho vosso, quais são os objectivos, o que pretendem partilhar... Obrigada pela ajuda! Já arranjámos nome! Professora, criei um blogue, vá lá ver e deixe um comentário por favor! Professora, a Ana e a Cecília criaram um blogue e convidaram-me para fazer também parte e ajudar! Vá lá ver! ...)
Pois... e não é tudo. Os alunos estão em contacto entre si e é delicioso passar por lá e ver como vão crescendo, como participam activamente nos espaços uns dos outros, divulgando cada novo blogue de um amigo que nasce. Parecem as abelhinhas e abelhões do jardim. Eu lá vou metendo a colherada, como aranhiça que se preze, a deixar fios de seda por todo o lado. E sei que eles andam por aqui. (Recordo que este espaço continua a ser pensado como teia para enredar almas dos 6 aos 200 anos... portanto compreendam a necessidade de diversidade. Ela é também deles. A melhor sala de aula onde satisfazem a curiosidade sobre o alguém real que o professor tem dentro de si.)

E, ao meu apelo de tentarem ser verdadeiramente diferentes, respondem com a língua portuguesa preservada sem recurso a "códigos SMS" (com alguns erritos - sim meninos, há por lá uns erritos que gostaria de ver corrigidos! - que trabalharemos mais tarde em EA... ). Não é um pretexto magnífico para os colocar no perfeito caminho do domínio da sua língua, utilizar estes seus interesses e avançar a partir daqui?

Deixo aqui testemunho desta Primavera cheia de energia:


Glícínia branca do Japão (wisteria floribunda alba)

http://vasco-mania.blogspot.com/ Vasco-Mania (Blogue muito activo e com entradas muito interessantes. Aluno com sobredotação para o desenho... mas só nos deu a provar um bocadinho através de uma caricatura fabulosa divulgada no Vasco-Mania... passo a vida a pedir-lhe que mostre mais do tanto que é e sabe ser...)

http://www.gostamosdevoar.blogspot.com/ Flying Butterfly (A Mónica e a mana em efervescência constante. Um blogue imparável desde que começou. Cheio de qualidade, de informação surpreendente: da bandeira portuguesa e hino, passando pelas personagens de BD com óculos, adivinhas, ambiente, Ciência, "links"... percam-se por lá!)

http://www.rog17.blogspot.com/ Animais e outras coisas (Já se percebeu a paixão do Rogério... gémea da minha! Vai indo serenamente, tal e qual como o Rogério é.)

http://wwwfilipa-omeumundo.blogspot.com/ Filipa – O meu mundo (Acabadinho de começar... para acompanhar de perto. A Filipa sonha sonha sonha imagina imagina imagina escreve escreve escreve desenha desenha desenha... adivinha-se um futuro de arte por ali... A introdução é 100% ela. E abre-nos o apetite para mais...

http://www.ansiosapornovasaventuras.blogspot.com/ Cecília (começou há pouco mas vai bem lançada com informação variada e partilha das suas pesquisas e do seu mundo. Um espaço que a vai ajudar a crescer. A não perder!)

http://www.strongfriendship.blogspot.com/ Friends 4ever (Três amigas juntas: Ana Patrícia, Mónica e Cecília... o desafio de aprender a construir um espaço comum. Acabadinho de começar. Aguardemos...)



Entretanto fui fazer um balanço dos blogues individuais da Turma D e verificar quais são aqueles que se mantém activos e em actualização regular:

Sou curiosa http://www.rituchacuriosa.blogspot.com/ (última entrada em Abril: poemas da primavera, poetas como Sophia, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Fernando Pessoa... a Rita está sempre a surpreender-me. )

113191413914 http://www.miguelantonios.blogspot.com/ Animais Animais Animais (Cães sobretudo). Partilhamos esta paixão os dois: eu e o Miguel António...

Textívoro
http://www.adias1995.blogspot.com/ (três entradas, mas não é por falta de material... nem imaginam o que já escreveu pela vida fora... é mesmo falta de tempo que a escola é exigente e ele dá o melhor de si e do seu entusiasmo a tudo!)

Termino com um poema seu (a última entrada que nos deixou)

Talvez um dia os homens ganhem asas!!!!

Se eu pudesse voar

Se eu pudesse voar
Faria um manjar
No cimo de todas as luas
Com araras e catatuas.

Se eu pudesse voar
Viajava sobre o mundo.
Chegaria a um telhado
Em apenas um segundo.

Fugiria dos gatos
Das águias e dos leões
Correria com uma lebre
Tantas emoções!

Ser homem – pássaro é bom
É ao menos, original.
Batia o recorde do Guiness
Seria bestial!

Mas como não posso voar
Uso apenas a imaginação.
Por isso fiz este texto
Só de caneta na mão.

Talvez um dia André, talvez... Entretanto fiquemo-nos com a imaginaçao e com a caneta. Parece pouco, mas leva-nos bem longe!

Azálea

Com excepção das duas primeiras, as fotos foram feitas pelo Cara-Metade no fim de semana que passou...

4 comentários:

Anónimo disse...

É bonita a vossa vida!

Teresa Martinho Marques disse...

É onde bebo para poder dar depois... Tenho a noção exacta do privilégio e da sorte (ainda que uma partezita da sorte também seja resultado de "construção").
Beijinhos para vocês os dois!

Anónimo disse...

Está lindo! Uma dedicação aos alunos!
Obrigado pelo link!

MUITOS beijinhos,
Mónica

Teresa Martinho Marques disse...

Também... com alunos assim... até apetece! Já estás coradinha Mónica? MUITOS beijinhos.