sábado, abril 15, 2006

História de Amor...

.
Hoje estou de abalada para "outro jardim": encontro de família para matar saudades.

Lembrei-me deste livro de Shel Silverstein...
Porque é uma história de Amor e hoje estarei por Lisboa a celebrar os laços doces do Amor.

Volto amanhã.





"A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino: suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado.
Estou grande demais para brincar, diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, ainda é chamado de menino pela árvore.
Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica: o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e a força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore fala também da passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela. A árvore ensina, por meio do afecto, uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta."

Ilustrações de Shel Silverstein

"A ÁRVORE GENEROSA , DE SHEL SIVERSTEIN
CLÁSSICO DA LITERATURA INFANTIL, REEDITADO NO MUNDO INTEIRO HÁ 40 ANOS,
RESSURGE NO BRASIL, NA TRADUÇÃO DO ESCRITOR FERNANDO SABINO

Este é o título mais conhecido de Shel Silverstein. O clássico de 1964 comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. A capa - em preto e branco nos outros livros do autor - aqui é colorida em dois tons de verde, nos dando logo uma pista da importância do carácter ecológico da fábula."


http://www.cosacnaify.com.br/noticias/shel_silverstein.asp

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Teresa,
como é das poucas pessoas que conhece o Shel em Portugal, ou que pelo menos o referencia, espero que esta notícia seja do seu agrado: "A árvore generosa" vai ser editada em Portugal por nós: www.bruaa.pt
Obrigado.

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pela óptima informação! Acabei de divulgar na teia... :) (tenho uma vaga ideia que há tempos me devem ter enviado um mail com a informação,mas a caixa está tão cheia e tenho tanto em mãos que infelizmente me escapou. Ainda bem que voltaram a insistir, via teia... :) Sou mesmo fã...