.
.
Edição comemorativa do 31.º aniversário do 25 de Abril (21.ª edição do livro - 1.ª edição na Campo das Letras) 2005
"O Tesouro" foi publicado em 1.ª edição, em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República, Dr. Mário Soares. A ilustração foi da responsabilidadde de Manuela Bacelar.
.
Em 1999, assinalando os 25 anos do 25 de Abril, "O Tesouro" deu origem ao filme “Se a memória existe”, de João Botelho (selecção oficial da secção “New Territories” do Festival de Cinema de Veneza de 1999).
"Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos: os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas; as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram a casa..."
.
.
Partilho um livro neste dia. Um livro com cravos dentro.
Porque é pelo conhecimento que verdadeiramente nos vamos libertando.
(E ainda nos falta fazer muito caminho...)
6 comentários:
Muito bem! Bjs :)
É isso mesmo, Teresa, "é pelo conhecimento que verdadeiramente nos vamos libertando".
Um sereno e esperançoso dia 25 de Abril para ti, com um beijinho.
Sei que o sentes como eu. A libertação é algo complexo, uma força que se constrói dentro de nós para resistir aos erros que o mundo nos procura convencer a fazer e ajudar os outros a ver (missão nem sempre fácil)...
O mesmo desejo para ti, também com um beijinho.
E outro beijinho à hindy, agradecendo os passos pela teia.
Que coincidência... Ontem, falando e explorando o dia de hoje, lemos esse livro" O Tesouro"...e fizemos cravos de papel crepe vermelho. Cada aluno levou um para casa para assinalar a data...e concordo contigo "pelo conhecimento é que verdadeiramente nos vamos libertando"
Que Viva Abril, todos os dias, nas nossas mentes e vidas!
Beijos orgulhosos por este dia.
E.
Bom saber que os nossos meninos vão contactando com excelentes autores e mantendo a memória viva!
Beijinhos Elis!
Enviar um comentário