domingo, março 16, 2008

Pegada ecológica...

Começar o Domingo a pensar no Planeta...

(No terceiro período utilizarei alguns destes recursos para trabalhar com os alunos na disciplina de Ciências da Natureza. Sim, pois... já estou a preparar aulas e materiais para os próximos meses...)



SABE QUAL É A SUA PEGADA ECOLÓGICA?

Só existe uma Terra e todos dependemos dela para viver. Proteger o nosso modo de vida - e o das outras espécies - depende da certeza de que não gastamos mais do que a Natureza pode repor.
Mas qual é a quantidade de "Natureza" que usamos? O Questionário da Pegada Ecológica foi criado para sabermos isso. Desenvolvido pela
Redefining Progress e pela Earth Day Network, permite calcular a parcela do Planeta que é necessária para mantermos o nosso actual estilo de vida. O objectivo deste instrumento é ajudar cada um de nós a tomar consciência do impacto ambiental que provoca no Planeta e encorajar-nos a tentar reduzir esse impacto negativo. Mais, podemos ainda fazer a diferença de outra forma, envolvendo neste processo os nossos amigos e familiares, e influenciando com estes resultados os poderes políticos.

Três passos para, em conjunto, tornarmos a sustentabilidade numa realidade:

Passo 1. Responder ao Questionário da Pegada Ecológica
15 questões e apenas alguns minutos do seu tempo são o suficiente para lhe dar uma estimativa da sua Pegada Ecológica. A Pegada Ecológica calcula a área de terreno produtivo (terra e água) necessária para produzir os recursos que utiliza e assimilar os resíduos que produz.
Poderá então comparar a sua Pegada Ecológica com a capacidade produtiva do Planeta: para cada um dos 6 biliões de habitantes da Terra existe, em média, cerca de 1.9 hectares de terrenos biologicamente produtivos.

Passo 2. Viva Bem e Sustentavelmente
A partir do momento em que conhecer a sua Pegada Ecológica, pode começar a explorar e a pôr em prática formas de melhorar a sua qualidade de vida e, simultaneamente, diminuir o seu impacto no ambiente. Comprometa-se a fazer a diferença com a sua própria vida.

Passo 3. Junte-se ao Esforço Global
Após completar o seu Questionário da Pegada Ecológica, partilhe-o com os seus amigos, familiares e vizinhos. Pergunte à sua família, aos seus colegas no trabalho e aos seus vizinhos de que modo é que estão também dispostos a diminuir o seu impacto no Planeta.
Envolva os outros. Ouvir as suas preocupações e anseios sociais e ambientais é a forma mais poderosa de gerar alterações positivas.
Desafie também os governos e os agentes económicos a acompanharem e controlarem o uso de recursos naturais nas suas instituições e empresas. Esta é também uma boa contribuição para uma sociedade mais responsável e preocupada com a sustentabilidade.

Junte-se a este movimento global, protegendo o bem estar de todos e do Planeta, partilhando este simples mas eficaz método de medir e controlar o nosso impacto ambiental na Terra: a Pegada Ecológica!
http://www.earthday.net/footprint/question_foot_text_portuguese.asp


Pense nisto...


Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Com este questionário ficará a conhecer esse impacto. Este Teste calcula a sua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz.


Mais recursos:
http://www.footprintnetwork.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Ecological_footprint
http://www.storyofstuff.com/

http://www.kidsfootprint.org/

4 comentários:

Paideia disse...

Tão giro! (abri os links todos).
Eu tb já estou a preparar trabalho...
workaholics...
:))
Páscoa feliz e *****

Teresa Martinho Marques disse...

:) Cheira-me que há mais workaholics por aí... a maioria professores... mas pronto, fama é fama! Ainda bem que gostaste! Foi o meu Cara-metade que há meses me chamou a atenção para a iniciativa. Na altura achei giro, mas não aprofundei. Agora relembrei ao ver uma vez um anúncio breve na TV... E recuperei tudo o que havia. É uma forma muito curiosa, prática e visual de pensar no nosso impacto na Terra. Tem os seus críticos, naturalmente, mas nestas coisas antes pecar por excesso que por defeito... Boa Páscoa e muitas beijocas!

Raul Martins disse...

Bom post e actual. Vou cá voltar no início do 3º período para fazer um enlace e aproveitar os recursos para as aulas de formação cívica. vem mesmo a calhar para duas turmas que o tema de debate escolhido são os recursos naturais e também para EMRC das turmas do 6º ano que vamos falar sobre o compromisso do cristão no cuuidar e proteger da criação.

Teresa Martinho Marques disse...

Fico contente! :)
Bom trabalho!