Ao longo de 23 anos de muitos governos e ministros diferentes, posso dizer que o melhor que fui aprendendo para poder ajudar a crescer os meus alunos com exigência, procurando inovar nos métodos de forma fundamentada, encontrei-o na experiência com os próprios alunos e na reflexão pessoal, através de muitos livros lidos e de páginas 'net de outros ministérios da educação de vários países "mais à frente". Um dos melhores? Ontário (resultados de topo no Pisa).
Ontário:
Parece pouco, mas é um universo a explorar. Por entre o muito disponível, vejam alguns exemplos do que falo, e que podem ser encontrados dentro dos "links" anteriores (aprendi imenso!):
Teaching and Learning Mathematics – The Report of the Expert Panel on Mathematics in Grades 4 to 6 in Ontario, 2004 (existem dois documentos semelhantes a este, um para o 1ºC e outro para o 3º. Vale a pena ler)
E, em escadinha descendente, alguns exemplos mais específicos do que se pode encontar dentro do Currículo:
Elementary Mathematics - The Ontario Curriculum (por anos)
Mathematics - The Ontario Curriculum – Exemplars Grade 5
Tudo gotinhas num oceano vasto. Há que explorar... (Podem, também, encontrar-se muitos documentos destinados a ajudar os pais a acompanhar o percurso escolar dos filhos e outros textos diversos, de carácter mais genérico, para todos os envolvidos.)
E numa altura em que já eram possuidores dos melhores resultados do PISA a seguir à Finlândia, continuaram o investimento... reduzindo gradualmente o número de alunos por turma na escola primária...
Ministry of Education
More Than 500,000 Students Benefiting From Smaller Class Sizes
"Students in smaller classes receive more attention and have greater success in the early grades," said Michael Fullan, professor emeritus at the University of Toronto's Ontario Institute for Studies in Education and special advisor to Premier Dalton McGuinty. "Smaller class size combined with improved teaching of literacy and math makes it much more likely that students will excel in high school, graduate and reach their full potential." (...)
Other significant results from the :
- More high school students are graduating - from 2003-04 to 2005-06, the graduation rate rose five percentage points to 73 per cent, resulting in 12,000 more graduates
- More support for music, physical education and the arts with the addition of 1,925 specialist elementary teachers (...)
Imagino como estarão agora. É que sem ovos...
Sem comentários:
Enviar um comentário