Via 'Umbigo - Uma Voltinha pela Finlândia:
o documento estratégico para a educação finlandesa - período de 2003 a 2008.
Descubram as diferenças... Já nem falo do financiamento (estou a trabalhar numa área considerada prioritária, a fazer investigação-acção procurando com o trabalho - onde os alunos são directamente envolvidos - não só inovar mas melhorar desde já a prática pedagógica em simultâneo, etc etc... portanto, nada mais natural ser eu a pagar isso tudo, claro...) mas recordo o que já disse: serei penalizada na avaliação pelo facto de ter de faltar a algumas reuniões de Departamento para ir às aulas da Faculdade à noite. E nunca faltei a aulas... nunca desleixei por um minuto sequer o trabalho com os meninos, pelo contrário, empenho-me até ao limite para lhes dar o melhor do meu tempo, materiais e métodos... se houver desleixo, é na leitura, no estudo e no trabalho para o mestrado.
Assim se promove o rigor, o mérito e etc. Com grelhas cheias de indicadores, mas retirando qualquer possibilidade a uma pessoa "normal" de cumprir o dever e o direito de aperfeiçoar estudos e de se tornar melhor profissional. Ah! Como não sou titular, nem quero ser, ficarei para o resto da minha vida no 5º escalão, independentemente dos graus académicos ou das minhas eventuais excelências. E perguntam vocês por que não emigro para um país onde dêem mais valor ao meu trabalho e me tratem como gente, exigindo dos professores sim, mas fazendo uma adequada prospectiva estratégica e oferecendo as condições para que a exigência possa ser cumprida?
(...)
Continuing professional education for teachers
The responsibility for teacher's pedagogical studies and other qualifying training lies with the government. Similarly, the government also finances supplementary training in areas of major relevance to education policy. Other continuing professional education is mainly the employers' responsibility. The costs incurring from teachers' in-service training are co-financed by the government as part of statutory state aid for education. As regards vocational training, the changes in the nature and content of teaching necessitate a special development project. The education policy priorities in teachers’ continuing education are management, evaluation and the development of the work community in educational institutions; management of social problems; health education; the use of information and communications technology in teaching; on-the-job learning and schoolindustry contacts; and education relating to multiculturalism.
The goal is that about 22,000 teachers take part in education relating to these education policy priorities. A project will be undertaken to develop teacher education and school communities in vocational training with the aim of assuring the quality of training and its adequate response to labour market needs and enhancing the appreciation vocational teachers' work.
Pois...
Estas coisas (e outras...) não copiamos nós.
2 comentários:
Professora houve um grande engano!!! A Malhadinha que disse que viveu uma semana, não tinha morrido, ainda está viva!
Encontrei-a numa flor ao sol, é que existem muitos esconderijos pela estufa!
E disse que vivem uma semana enquanto eram novas mas não contem os dias que ela tinha!! Já devia ter uma semana!!!
É fêmea e está com outro macho na esponja com água mel a beber (na altura em que as vi!) e eespero que acasalem pois já sei qual a planta hospdeira que são Gramineas (Trigo, Poa) e sei onde existem na zona onde vivo, prometo que amanhã irei lá buscar só para elas!
Depois disto tudo queria dizer que, estou a fazer uma colecção de borboletas com as que tive na estufa, depois divulgo nas aulas!
Adeus e até terça (se não nos encontramo-nos 'internetmente falando')!!!
Ainda bem! Fico mesmo contente! Mas mantenho o que disse no teu blogue... sempre que te parecer que as condições não são as adequadas e há riscos... liberta-as! É a melhor solução! E, sim, era muito interessante partilhares as tuas actividades na aula... e... umas fotos e tal... e um slideshow...
Beijinhos! Vamo-nos encontrado por aqui, já sei... :)
Enviar um comentário