A propósito do desenrolar de um fio, depois de uma sessão na Faculdade, acabei com um texto interessante em mãos (o motivo foi o parágrafo que aqui deixo).
(...) Um ensino orientado até uma etapa de desenvolvimento já realizado é ineficaz sob o ponto de vista do desenvolvimento geral da criança, não é capaz de dirigir o processo de desenvolvimento, mas vai atrás dele. A teoria do âmbito do desenvolvimento potencial origina uma fórmula que contradiz exactamente a orientação tradicional: o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento. (...)
Vygotsky, L. S. (1991). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In A. R. Luria; A. N. Leontiev & L. S. Vygotsky e outros, Psicologia e pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento (2ª Ed.). Tradução de A. Rabaça. Lisboa: Editorial Estampa, pp. 31-50.
Hoje encontrei AQUI a versão em português do Brasil do excerto que ontem trouxe para casa, a que se refere a citação.
Deixarei também no muito mais... uma forma de me organizar e ter acesso fácil aos muitos fios que ando a desenrolar ao mesmo tempo.
Será uma Páscoa intensa de estudo e leitura... preciso.
Recordação
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário