quarta-feira, junho 06, 2007

Titulares: (mais) perversidades, (mais) perplexidades? (ADENDA)

(ainda sobre a situação de A. descrita abaixo)

Tão grave que nem consigo perceber como é possível estar a acontecer...
Mesmo sem pensarmos no facto de A se encontrar no 10º escalão, a realidade é que chegarão a titulares muitos professores com pontuação inferior à dela, uma vez que no 8º e no 9º não há valor mínimo e apenas se analisa a pontuação de forma relativa integrando os mais pontuados.
Neste caso particular da minha escola chegarão a titulares todos os opositores ao concurso no departamento que integro

excepto:

- eu, por não me candidatar (tenho 109 pontos)
- a A. por ter menos um ponto do que o exigido - 94, mas que desejaria chegar a titular
- outra colega que ainda pondera, mas está mais inclinada para o não...

De qualquer forma, A. vai candidatar-se... e aguardar.

Eu cá só espero que se faça luz na perversa mente de quem inventou um sistema desta natureza. E se luz não se fizer, que ninguém cale o absurdo nem o deixe cair no esquecimento acomodado e amorfo que começa a caracterizar-nos a todos. (Ah que fácil é ser governo assim...)

(Nunca mais chega dia 11? Estou cansada que me perguntem diariamente continuas decidida?... que insistam devias concorrer... que me acenem com bandeiras de medo, me repitam insistentemente e se um dia ficares sem emprego? Que me recordem que os sindicatos aconselham todos a concorrer... Que me digam ai eu pensava que estava decidido, mas agora já não sei, o que é que tu vais fazer?)

...bendito feriado de silêncio amanhã... só me restará sobreviver a sexta.

Aflige-me a aflição à minha volta.
Em mais de 20 anos de carreira, acho que nunca vi tantos professores em simultâneo à beira de um ataque de nervos.
O que nos estão a fazer? Que melhoria da qualidade educativa vai nascer daqui?

Caminhem por onde tiverem de caminhar.
Eu faço o mesmo.
Não há maus caminhos, há caminhos nossos, caminhos com sentido para nós.
Esses são sempre os melhores caminhos, sejam quais forem as razões que nos colocam neles.
Só isto. Simplesmente isto.
Não sofram mais do que o necessário.

Sem comentários: