quarta-feira, junho 27, 2007

Dizer Bem 3

Homenagem, hoje, a tantos colegas que vivem a já difícil tarefa da escola com doenças crónicas que pesam nos seus dias como chumbo. Cancro, fibromialgia, esclerose múltipla, para só falar das que mais próximo têm estado de mim.
E, como se não bastasse, a maioria das escolas que habitamos nada oferece em condições dignas para a realização de um trabalho já de si exigente e duro. Chuva, frio, calor, inexistência de espaços mais resguardados de trabalho, ruído permanente... Como não elogiar todos mas, sobretudo, os que vêem a sua vida limitada, entrecortada por dores, desconfortos, consultas, intervenções, tratamentos?

Muitos dos que nos "supervisionam", pouco tempo sobreviveriam num ambiente de escola como aqueles que conheço, longe de confortáveis e climatizados gabinetes... Vê-los-ia, decerto, a reclamar por melhores condições e, rapidamente, a abandonar o barco se o conseguissem...

Ai, desculpem, é para dizer bem!

Regressando ao fio: orgulho-me de conhecer muitos destes anónimos heróis de cujas mãos nascem flores e diamantes todos os dias, que mordem a dor e o cansaço persistentemente, que caem de exaustão (que susto nos pregaste, S.!) para logo se erguer e regressar à luta.
Se já não é fácil percorrer a estrada com saúde...

Aprendo em cada segundo com eles, convosco, o que nunca hei-de aprender numa vida com quem se sente no direito de nos querer ensinar todas as soluções do mundo.

Bem hajam,
minhas heroínas
meus heróis!

5 comentários:

Alda Serras disse...

Porque este é um blogue feminino com coração, deixei-te um prémio simbólico no meu blogue. Passa por lá para o levantares.

Paideia disse...

mmm... Beijinho!

Teresa Martinho Marques disse...

Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Ola professora !!!

Acabei de ver na minha ARRUDA uma lagarta do PAPILIO MACHAON e tambem vi um a voar pela rua!!!!


Francisco

Anónimo disse...

Olá Francisco! Uau!!!!!!!!!
Fico mesmo feliz! Então a sugestão sempre acabou por resultar!
Beijinhos