Partilho aqui o texto divulgado no blogue A Praia:
Tal como indicado no último post, o encontro desta semana vai ser dedicado à apresentação/discussão do pensamento do Paulo Freire.
Segundo a Wikipédia:
“Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de Setembro de 1921 — São Paulo, 2 de Maio de 1997) foi um educador brasileiro.Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.”
Para nos fazer apaixonar pelo pensamento deste educador brasileiro, neste encontro vamos contar com a presença da Núria Pons (aka Debby Greggan), que na vida real realiza trabalho de investigação, com apoio da CNPq, em Novas tecnologias aplicadas à Educação no programa de Pós-graduação de Educação: Currículo, que tem a sede da Cátedra Paulo Freire da PUCSP.
Para lançar o apetite por este tópico, nos links a seguir podem encontrar o registo vídeo de um encontro intitulado “O Futuro da Escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola actual”*, no qual participou o Paulo Freire e o Seymour Papert.
parte 1 (65MB)
parte 2 (68MB)
parte 3 (60MB)
parte 4 (26MB)
Infelizmente os vídeos são um bocado pesados e a qualidade da imagem é fraca… mas o conteúdo justifica o download!
Até quinta, às 22h na Sala 1 do Aularium
*O FUTURO da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Produtor: Márcia Moreno e Marco Aurélio Del RossoTV PUC de São Paulo com apoio do JornalData: Nov. 1995
Votos de Boas Festas
Há 6 anos
5 comentários:
Olá,
Nesses momentos, Teresa, fico orgulhosa de ser brasileira, ao ver nosso melhor pedagogo ser homenageado em outros países. Quando comecei meu blog tratei de colocar logo um texto dele.
Saudades daqui também.
Abraços.
é uma delícia o Paulo Freire.
parabéns pela iniciativa ;)***
E eu, com tanta sorte... crashei à grande, fiquei sem net... e perdi tudo... Agora aguardo a síntese e a divulgação do slideshow no blogue da UA. Beijinhos
Tenho orgulho de ter sido aluna de Paulo Freire na década de 80...
E com toda a razão... Obrigada pela visita!
Enviar um comentário