Depois da entrada em que referi Papert, a Idalina Jorge oferece uma sugestão preciosa:
a ligação para uma obra indispensável - "How People Learn".
Já a Teresa Pombo partilha a ligação à
SÍSIFO
Revista de Ciências da Educação
Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Direcção de Rui Canário e Jorge Ramos do Ó
Obrigada por ajudarem a tecer fios da teia em direcção a tesouros.
5 comentários:
How People Lean é um dos livros que tenho sempre à mão. Se estamos então numa de partilha, gostava de acrescentar uns livros à lista:
Richar Riding, School Learning e Cognitive Style, David Fulton Publishers (não há na internet mas no Google Schoolar - um óptimo local de partida para este género de pesquisas - encontramos algumas referências).
Para quem se interesse sobre como processamos a informação, há vários livros do Alan Baddeley. Para os professores de português que andem aqui pela teia, Alan Baddeley e Susan E. Gathercole, Working Memory and Language, Psychology Press.
Um último: Bruce Joyce, Emily Calhoun e David Hopkins, Models of Learning - tools for teaching, Open University Press.
Ó Teresinha, que maravilha. Obrigada pela referência mas obrigada principalmente pela indicação do livro. Tenho ideia que a prof. Idalina Jorge o tinha referido numa aula que nos deu durante o Mestrado mas eu perdi-o no meio das minhas centenas de refs. Beijoca.
Também tenho algumas referências a How People Learn neste meu post
aqui
Aliás, há não muitos anos andei bastante nas leituras dos trabalhos da Ann Brown, um dos autores/editores do livro.
P.S.: Procurei bastante a Ann Brown (e outros) por causa sobretudo da metacognição (e meta-aprendizagem) na perspectiva de "experiência metacognitiva", que me interessou muito mais do que "conhecimento metacognitivo", este mais por ensino directo. Sugiro vivamente o aprofundamento dessa perspectiva de trabalho em termos de estratégias de aprendizagem.
Obrigada pelo vosso contributo sempre enriquecedor...
Que bela teia se vai tecendo com todas estas mãos!
Beijinhos
Enviar um comentário