terça-feira, junho 12, 2007

Poesia, "powerpoint" e o nariz da matemática

Está a concluir-se o projecto de escrita colaborativa que a "turbêturma" do 5º ano levou a cabo com o escritor João Pedro Mésseder, no contexto das aulas de Área de Projecto. O resultado foi excelente e eles estão empenhados numa apresentação de luxo, muito ao seu estilo. Diz quem já viu que é coisa fina, muito boa e que surpreende... não esquecer que são alunos entre os 10 e os 11 anos. Mas é assim. Se exigirmos muito, temos mais. Eles já sabem. Já sabem também que não lhes passamos a mão na cabeça, nem eu nem a Paula, professora de EVT que faz par comigo em AP. Digo às vezes das suas apresentações que estão más, que pioraram, que ficam aquém do que já conseguem. Fazem castings para os vários papéis a ocupar e empenham-se imenso, aprendendo a lidar com a frustração de haver quem consiga ficar à sua frente. Sem dramas. Todos acabam por encontrar o seu lugar e brilham em todos eles. Trabalho de equipa. Há mesmo mudanças e desempenhos que são surpreendentes para quem conhece os alunos mais tímidos noutros contextos.


A par com a apresentação dos poemas (escritos em conjunto com o poeta) feita com recurso a muitas técnicas expressivas, incluindo a música... foi preparado um slideshow que será projectado em pano de fundo com as ilustrações, os poemas e fotos dos alunos a trabalhar. Uma recordação para todos, até para o poeta que provavelmente não poderá estar connosco (mora longe e a vida arrasta-nos em tantos afazeres que não é fácil o encontro). Filmar-se-á a sessão de apresentação que contará com a presença dos pais e tudo lhe será enviado num CD. Foi uma oportunidade de ouro, esta, e estamos todos muito contentes com o resultado e a motivação que nasceu em cada um para estas coisas da poesia.




Um destes dias na aula de matemática levei o portátil e projectámos o slideshow (ainda não programado para passar automaticamente). E deixei um desafio: ora bem meninos... quanto tempo dura a apresentação ao vivo? Cerca de 15 minutos professora. Hummmm, temos aqui 77 diapositivos no powerpoint... quanto tempo deverá estar cada um em exposição para que a apresentação do slideshow dure o mesmo tempo que a vossa dramatização? É que tenho de fazer isso agora para vocês ensaiarem por cima...

Reboliço, cabeças a pensar.... ora 15 minutos são.... tantos segundos.... (lá me disseram o valor) e vamos ter de dividir isso por 77, não é professora? Vamos lá experimentar... lá arredondaram o valor e aplicámos. Ensaiámos. Hummm... oh professora... é melhor tirar um segundo em todos, ainda ficou um bocadinho grande, pois a gente às vezes vai mais depressa. Sim. Tiremos.
Experimentar outra vez... Perfeito!

A matemática tem esta estranha mania de estar sempre a meter o nariz em todas as conversas...

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Teresinha
Hoje vim basicamente para te dar um abraço pelo facto de o número de visitas ao teu blogue ter ultrapassado 40000 (em menos de ano e meio). Embora eu seja suspeito, julgo que é bastante significativo e uma merecida recompensa do teu trabalho e empenhamento em várias frentes. Parabéns!
Um beijinho, do Paizão

Anónimo disse...

Obrigada!
És o meu (suspeito) fã número um!!!
Beijinhos!