quinta-feira, dezembro 13, 2007

Bernard Charlot (conferência ontem... em jeito de surpresa)

Fui apanhada de surpresa, mas foi uma boa surpresa.
Ontem às 18 tive ocasião de assistir a:

Conferência "A pesquisa educacional: especificidades de uma área de saber”
Quando: 12 de Dezembro de 2007
Horário: 18h00
Onde: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa Anfiteatro



Organização
Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

A conferência foi proferida por Bernard Charlot.

Sinopse
Será que pode ser definida e construída uma disciplina específica, chamada Educação ou Ciências da Educação? Bernard Charlot apresenta três respostas possíveis. Primeira: os departamentos de Educação não passam de um agrupamento administrativo de matérias interessadas pela educação. Segunda: esse próprio agrupamento gera uma especificidade das pesquisas, entre conhecimentos, políticas e práticas. A terceira resposta consiste em apostar numa disciplina específica. Nessa última perspectiva, são analisados sete tipos de discursos actuais sobre educação: espontâneo, dos práticos, dos antipedagogos, da pedagogia, das ciências humanas, dos militantes e das instituições internacionais. Nesse campo já saturado de discursos, qual o lugar para um discurso científico específico? Para responder a essa pergunta, Bernard Charlot apresenta algumas propostas teóricas e práticas.

AQUI, encontrei mais informação:

Bernard CHARLOT é graduado em Filosofia e Doutor em Educação pela Universidade de Paris X (Doctorat d’État). Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8, onde foi Professor Catedrático e fundou a equipa de pesquisa ESCOL. Atualmente, é Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju (Brasil), onde vive.É, actualmente, consultor da UNESCO-Brasil. Foi Presidente da Associação Francesa dos Professores e Pesquisadores em Educação (AECSE) (1990-1996) e membro do Comitê Internacional do Fórum Mundial da Educação de Porto Alegre, do qual é um dos fundadores. É, ainda, membro de numerosos conselhos de revistas especializadas em vários paises.Escreveu 12 livros, organizou mais 5, publicou muitos artigos e capítulos em outros livros. Os seus livros foram traduzidos no Brasil, em Espanha, na Grécia, em Itália e no Uruguai. Das obras mais recentes, destaque para o livro Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização (Porto Alegre, ARTMED, 2005).

Para ir um pouco mais longe (justifica-se, foi muito enriquecedor ouvi-lo)

UNIGE

Publicações recentes:

Charlot, B. (dir.) (1994) L'école et le territoire : nouveaux espaces, nouveaux enjeux, Paris, Armand Colin.
Charlot, B. (1999)
Le rapport au savoir en milieu populaire. Une recherche dans les lycées professionnels de banlieue, Anthropos.
Charlot, B. (2000)
Du Rapport au savoir. Éléments pour une théorie, Anthropos, 1997. Traduit en Grèce en 1999 et au Brésil en 2000.
Charlot, B. (Dir.) (2001)
Les jeunes et le savoir : perspectives internationales, Anthropos, 2001 (à paraître).
Charlot, B., Bautier, E. et Rochex, Y. (1992)
École et savoir dans les banlieues et ailleurs, Paris, Armand Colin.

E mais:

Revista educarede - entrevista Bernad Charlot

Entrevistas / Palestras

Collège des CPE - Conférence de Bernard Charlot du 29 novembre 2001

Présentation du livre: Du rapport au savoir de Bernard Charlot


(entrada repetida no Muito mais)

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