sexta-feira, junho 30, 2006

Matemática para aprender a pensar

.



"Podemos fazer dos processos de pensamento objecto de aprendizagem, mediante a abordagem de situações problemáticas, recorrendo aos intrumentos que a Matemática põe ao nosso dispor. O método baseado na resolução de problemas estimula os alunos a abordar novas situações, a encontrar resposta para questões para as quais não se conhece uma solução mecânica, a elaborar estratégias de pensamento, a questionarem-se, a aplicar os seus conhecimentos e competências a novas situações.
Nesta obra, defendemos que um problema não se limita a ser, apenas, uma tarefa matemática, mas antes uma ferramenta para pensar matematicamente, um meio de criar ambientes de aprendizagem que formem sujeitos autónomos, críticos e com capacidade de apresentar propostas, capazes de questionar factos, interpretações e explicações, de terem critérios, revelando-se, ao mesmo tempo, abertos aos critérios das outras pessoas."


Ao ler a contracapa, não resisti e avancei. Estou a gostar. Apeteceu-me partilhar o livro, mesmo sem ter chegado ao fim, e partilhar esta visão, com a qual concordo, de uma matemática ao serviço de algo bem maior e bem mais transversal na educação de todos. É esta a sua essência, a sua dimensão mais importante (frequentemente ausente e ocultada do currículo).
Decidam vocês se vale a pena ler... e pensar...

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Os livros novamente :)… no meu cantinho dou conta de um livro que me prendeu a atenção.