sexta-feira, junho 23, 2006

Canção de embalar

http://natura.di.uminho.pt/~jj/musica/html/zecafonso-cancaoDeEmbalar.html

O ano terminou com a Rita a cantar para a turma (outra turma minha). E para mim.
Dona de uma voz que nasce algures entre uma nuvem e o céu, passou a ser tradição ouvi-la nos finais de Período. Canções do Zeca, Amar perdidamente (Florbela e Trovante... há sempre quem chore), pequenas operetas...
Se pudessem ouvi-la sentiriam o arrepio que sentimos ao escutar esta voz de corpo pequenino, mas tão perfeita e forte. A turma sempre suspensa destes temas tão pouco habituais nos seus reportórios de opção.

Hoje surpreendeu-nos com tema novo e com esta Canção de Embalar.

Eu havia pedido que me mimassem na última aula de matemática, me oferecessem poesia, música... me surpreendessem. Assim foi.
Há tanto tempo que ninguém me cantava uma canção de embalar. Confesso que estava precisada.

Obrigada Rita pela esperança reposta no meu caminho...


Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti

Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar

Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor

Perde a estrela d'alva pequenina

Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer


Letra e música: Zeca Afonso
In: "Cantares de andarilho"

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois e professora e foi assim a ultima aula que o 6ºD teve com a professora.... Espero que goste do video que fizemos! E mais uma vez em nome do 6ºD muito obrigada por tudo o que fez por nos! Beijos..E boas ferias!
Ass: Marta

Anónimo disse...

Beeem... Adorei a apresentação em powerpoint que prepararam para mim! Está o máximo! São mesmo vocês! Acertaram na prenda e perceberam o que vos quis dizer quando pedi que não comprassem nada mas que me dessem qualquer coisa que me recordasse estes dois anos deliciosos... A ideia foi brilhante! Obrigada eu pela vossa dedicação!

rS disse...

Bem, professora, já lá vai mais um ano e sempre nos acompanhou, nos bons e maus momentos. Obrigada pelo apoio e também pelos elogios que dá à minha voz.

Beijinhos e boas férias!!

Teresa Martinho Marques disse...

DE nada Ritinha. Tudo mais que merecido! Continua ainvestir no trabalho com a música e a voz. Sei que vais longe e havemos de ouvir falar de ti um dia!
Beijinhos e boas férias...