sexta-feira, junho 09, 2006

Festa do Agrupamento

.
Foi até às 23h
A vila em festa com o seu agrupamento. O agrupamento em festa na vila.

É pelos alunos que tudo brilha, que tudo se agiganta, que se buscam as forças esgotadas. É por eles.
Mas com a preocupação inscrita no peito a alegria é menos alegre, a felicidade é menos feliz...

Assim à luz do dia, nem parece.
Mas se continuarmos a descolorir sob o peso da burocracia, um dia não será possível disfarçar. Então as escolas tornar-se-ão realmente locais cinzentos a tempo inteiro para as crianças, a família dormirá cada vez mais descansada e a festa será cada vez menor (a dos alunos, que precisam de outros tempos e de uma família com tempo e a dos professores que precisam de um tempo para a conceber, para a oferecer aos seus alunos). Andarão estes então, em vez de estar a preparar magias com os seus alunos, a recolher fichas, relatórios aqui e acolá para engrossar desmedidamente os seus processos individuais de fichas de avaliação que tão pouco servirão para ditar qualquer destino, pois não haverá espaço para todos terem destino... e festas... bem... festas e magia não constam no processo de avaliação... (Tão pouco o que se aprende com elas e com o trabalho cooperativo entre alunos e professores...)

Pena que alguns não possam acompanhar a preparação de um dia como este para perceber quão incompatível é o que pedem em formato A4 com todo este exercício de dedicação, entusiasmo e entrega. Por conta do que querem fazer crescer, muito do resto poderá morrer...

(A propósito: as bifanas servidas no cantinho da bifana, por mãos de elementos do pessoal auxiliar, um elemento do CE e uma funcionária da secretaria, eram excelentes... Não sei se voltaremos a provar iguaria igual... haverá lá tempo para isso! Rubem, Rubem, socorro! Querem fazer morrer a caixa dos brinquedos da escola! Explica-lhes por que razão as coisas aparentemente inúteis são tão importantes como o resto!)
.




3 comentários:

IC disse...

Pareceu-me que nessas fotos há bancadas a cargo dos miúdos e lembrei-me com uma enorme saudade da "feira cultural", com barraquinhas de cada disciplina e não só, que os miúdos, com os professores, prepararam ao longo de quase todo o ano, no 1º ano de existência da minha escola como escola autónoma. Quantas potencialidades, criatividades e responsabilidade revelaram então os putos (ainda só tínhamos 2º ciclo)! Depois, outras iniciativas em que os putos também cresceram e se revelaram foram levadas a cabo, mas o entusiasmo dos professores foi decrescendo, há bastante tempo que os directores de turma foram carregados de burocracia/papelada, apesar de não tão imensa como agora. E ninguém por esses ministérios da educação, especialmente no actual, vê que o decrescer desse entusiasmo é humanamente inevitável, ninguém se aguenta com o trabalho extra voluntário de tais iniciativas a par da trabalheira inútil que impõe a srª ministra, que ainda por cima tem o desplante de argumentar com necessidade de ocupação dos alunos, de preferência (se for possível) formativas. Que raio de informadores (desculpem a linguagem) arranja ela para recolher e aproveitar o que se fez e, apesar de tudo, ainda se vai fazendo - informadores que, ao que parece, só andam "à cata" de professores que se limitam a dar as aulinhas.
Que tristeza, Teresa! Mas, acrescento, para mim é tristeza, para os que ainda têm anos de profissão à frente a tristeza há-de ser temporária e a milu há-de ficar na memória de todos com um estigma de que não se livrará para o resto da vida. Há-de, sim!!!!!

Teresa Lobato disse...

Infelizmente, por motivos de saúde, não pude ver a vossa, nossa festa. Mas acredito nas fotos!... Já agora, parabéns pelo projecto CRIE.
Jokas

Anónimo disse...

Pois é... meninas... Foi um dia óptimo! Adorei!

IC, é verdade o que dizes. Até a esperança final... Eu tento acreditar que será possível recuparar tudo isto e que será uma fase a esquecer em breve com a partida desta equipa cinzenta e sem criatividade... Os miúdos adoraram a festa e eles são o centro. temos de continuar a resistir em nome deles.

Teresinha, as tuas melhoras! Foi bem fun. Terias gostado. Fico contente que tenhas gostad do nosso projectinho. Somos muito malucos, não somos? Aguardemos os portáteis...

Beijinhos e Bom Domingo!