segunda-feira, junho 26, 2006

ClicMat


Nem acredito que já estou com a cabeça no próximo ano lectivo...
Isto não é muito normal...
Mas vi esta pista na revista da APM e não resisti...
Irei explorar com calma...

(Podemos encontrar outras propostas para outras disciplinas na mesma página da DGIDC)

O ClicMat é um CD-ROM editado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação e produzido pela Associação de Professores de Matemática (APM), tendo sido elaborado por uma equipa de quatro professores, uma ilustradora, um informático e um músico. Pode fazer download a partir do site da DGIDC e instalar o CD no seu computador.
O ClicMat foi feito a pensar em todos os alunos e professores do Ensino Básico, embora também possa ser muito estimulante para alunos de outros níveis e para todos os que gostam de desafios. É constituído por um conjunto de 32 actividades concebidas de maneira a poderem ser utilizadas, tanto em situação de sala de aula como em pequeno grupo ou individualmente de forma autónoma. Além de actividades originais, concebidas expressamente para este CD-ROM, foram incluídas propostas de actividades interactivas que resultam da adaptação de problemas ou tarefas originalmente sem carácter interactivo (ver créditos na Ficha Técnica). O CD-ROM contém ainda uma selecção de applets disponíveis na World Wide Web. Os applets são pequenos programas interactivos que podem ser visionados num browser. As actividades do ClicMat são de três tipos: problemas, actividades de investigação e jogos. As actividades são de diferentes graus de dificuldade e foram classificadas em três níveis: 1, 2 e 3. A atribuição dos níveis teve em conta conhecimentos e capacidades considerados necessários para a compreensão da tarefa e para a sua concretização. Algumas actividades têm mais do que um nível de dificuldade.Em todas as actividades existe uma ligação directa via Internet à APM, através da qual podem ser colocadas questões e apresentadas sugestões sobre as actividades do ClicMat.

http://www2.apm.pt/portal/index.php?id=26222

6 comentários:

IC disse...

Já tinha feito o download e colocado atalho no ambiente de trabalho, na área que os netos sabem ser para eles, para ver se lhes desperta curiosidade (por enquanto ainda não despertou, a avó tem que saber esperar - e também se tem esquecido de dar um empurrãozinho);)

imaz disse...

Obrigada Teresa pela dica.Já fiz o download no meu pc e a minha filha já esteve a jogar. Para o próximo ano serão os meus alunos a fazê-los(os mais adequados a eles)
Beijinhos e força para este resto de ano que tem tanto trabalho ainda...

Teresa Martinho Marques disse...

Calculei Isabel. Nada te escapa!
É giro, não é?
Beijinhos a todas.
(Mónica, já escrevi à Emília do Netescrita)

E disse...

É uma proposta bastante interessante. Também vou experimentar! =D não há nada como voltar à simplicidade da matemática do tempo em que eu ainda tinha cincos...
E o meu primo de 10 anos também hade experimentar pra ver se aprende a gostar mais de matemática e menos de jogos de computador =P
Bjs*

E disse...

p.s. quando falei em jogos de computador referia-me a jogos de acção, lutas, armas - violência. Era bom que todas as crianças aderissem a jogos didácticos como este, mas infelizmente a realidade é bem diferente. Há que influenciá-los nesse sentido. Em vez de oferecer brinquedos oferecer livros, e jogos didácticos quer para computador, quer noutros formatos para incentivá-los a pensar e a desenvolver o raciocínio.

Anónimo disse...

Tens toda a razão, Elisabete... Põe o teu priminho a brincar com a matemática! Bj