sábado, maio 27, 2006

Agenda dos dias que foram...

.




Ponto da situação... para viver Domingo quase sem recordações, deixando-as aqui como oferta para que sejam recordações de outros.

- A preocupação a confundir-se progressivamente no tempo com a alegria, cada vez mais desta e menos daquela. Segunda definitivamente saberemos se o empenho e tempo postos na ajuda à cura têm o final feliz desejado.

- O mesmo para outro bichinho de que não falei... e pensei que perdia. A minha Chinchila macho padece de uma condição dentária crónica que requer atenção/medicação permanente e, pelo menos uma vez por dia, alimentação suplementar com seringa. Foi uma má semana e o peso desceu vertiginosamente. Pensei ter chegado a hora de decisão... mas com paciência vencemos mais esta crise e hoje parece bem melhor.

- Breve reflexão: o professor é por natureza um curador? Um médico de almas? Ou é vício meu esta aflição permanente, esta tendência para o natural esquecimento do que preciso e concentração naquilo de que os outros precisam? É do ser professor? Será de mim? Preciso tanto de ver todos bem à minha volta... É condição para a felicidade dos dias.

- Os gatinhos vão-se despedindo um a um e encontrando as casinhas de que precisavam. Quase dois meses depois. A tarefa não tem sido fácil. Mas quem disse que o fácil é que é bom? A Pantera ajusta-se à casa, parece feita à medida... guardaremos essa decisão para quando for o tempo certo. Primeiro haverá que garantir que não voltará a andar perdida pelos caminhos, barriga cheia de vida com futuro de morte garantido. Trataremos do que for preciso. Depois acho que sei o que vai acontecer.

- Professora, podemos usar a aula de FC para em conjunto decidirmos a música que vamos colocar no blogue? Podem sim. Foi um prazer ficar sentada e assistir à forma madura e organizada como delegado e delegada (de sub não tem nada) orientaram a turma nesse percurso de sugestão - registo de ideias - votação. Exercício de cidadania ao vivo. Que melhor conteúdo? A Diana Krall constava na lista (acho que a culpa é minha). Ganhou a Melanie C, mas fomos logo verificar se era possível. Não era. É disco recente. Ficou Roger Blunt - You're beautiful. Outras competências-universo TIC.
São lindos. Vocês são realmente lindos. Vou ter uma saudade imensa dos vossos sorrisos nas minhas aulas... Mas já estou a preparar-me para não vos largar. Se tudo correr como desejo, mudarei para a casa do Centro de Recursos com as minhas horas de estabelecimento e as supervenientes... e vamos viver outras aventuras. Mas juntos, sempre juntos. Quero ver-vos crescer de perto...

- Na aula de AP continuámos a preparar com carinho a festa de dia 19, dedicada aos pais... Acertámos agulhas, ouvimos, ensaiámos... Vou ter de acertar tempo hoje, tenho passado parte da manhã a "ouvir e a acertar". Ainda não consegui. Lá em baixo o portátil trabalha sem mim. Só depois posso gravar os 40 CDs (não revelo mais, que há pais aqui na teia e a surpresa é a alma do negócio!)

- Avaria no PC resolvida por minha conta. Satisfação pela conquista. Ego para cima depois de algum desespero.

- Conselho Pedagógico curtinho... um milagre que me soube bem.

- Aula de apoio. Os miúdos gostam e regressam. Avançamos e a professora diz da Dina que parece outra nas aulas. Ainda bem. A minha falta de crença nos apoios regenera-se. Às vezes é possível. Mas depende sempre do elemento humano...

- Pelo meio livros, palavras, música. Borboletas, regas, cuidados. Cerejas sobradas. Amoras. Amor. A energia inspirada... A escrita, sempre a escrita. A poesia. A cabeça em efervescência sempre. A alma também. Mil vidas. Quem me oferece mil vidas? Todo o tempo do mundo? Tenho tanto que fazer. Tanto ainda por criar!

- Matemática em prática, as aulas desta semana. Trabalho em grupo, muitos problemas para resolver. Ontem foi tão doce ver os alunos a apresentar formas diferentes de resolver um problema não fácil... Numa aposta de totoloto (2€) o Luís entrou com 1,50 € e a Ana 0,50 €. Ganharam 450 €. Como distribuir o prémio? Deliciei-me a ouvi-los. Alguns tentaram a proporção, mas não era fácil. No fim depois de todas as formas de resolução validadas, uma aluna corrigiu a proporção e, finalmente introduziu os 2 € nela. Os outros usaram caminhos interessantíssimos a provar que o que interessa não é o conteúdo exacto do contexto em que o problema surge, mas a forma como se relaciona o que já se sabe... Não consigo reproduzir aqui sem vos maçar, mas surpreenderam-me com tanta criatividade... Professora, o Luís entrou com 75% da aposta e a Ana 25%, portanto era isso que tinham de receber, essa percentagem do prémio. Professora o Luís entrou com 3 quartos do preço e a Ana com 1 quarto (mas isso é o mesmo dizia o primeiro, o das percentagens) portanto dividi por 4 o prémio e dei três partes ao Luís e o resto à Ana... Professora agora já sei a proporção! É 150 está para 200, assim como 450 está para o dinheiro que o Luís tem de receber. Depois é só dar o resto à Ana. Professora, eu dividi ao meio o prémio como se recebessem o mesmo. Mas não podia ser e então dividi outra vez ao meio e depois é que dei três vezes 112,5 ao Luís e o resto à Ana. Porquê? Desafiei... discutiram... porque se fossem 4 moedas de 50, o Luís tinha usado 3 e a Ana só tinha usado uma... Uff

Foi uma bela maneira de terminar a semana (aula das 17 às 18:30, sexta, calor abrasador, algumas naturais quebras de ritmo, mas saldo tão tão positivo.)

A semana que passou... Mais uma no meu rol de colheitas perfumadas e doces. Esta semana já ninguém me tira.
Tudo o que foi mora no coração para sempre.

(Mas prendo tudo primeiro numa Agenda muito especial, cheia de doces palavras de Rubem Alves, e depois aqui na teia, antes que a cabeça dê lugar a mais chocolates por chegar...)

Sem comentários: