Acabou de me chegar uma excelente notícia, proveniente da editora bruaá
"A árvore generosa" vai ser finalmente editada em Portugal através desta editora! Não vejo a hora de "cheirar"... (Há já algum tempo falei aqui deste livro numa entrada a que chamei: História de Amor... podem recordar aqui para vos abrir o apetite.)
(Obrigada à editora por me ter feito chegar esta preciosa informação, que partilho com imenso gosto!)
E agora, uma surpresa! Acedendo à editora é possível folhear o início do livro ao som de música... Mas apetecia-me oferecer-vos aqui esse prazer na teia... Lá fui experimentar novamente a versão 5 "trial" do Camtasia studio, que capta ao vivo o que acontece no écran. E depois permite converter para um vídeo partilhável (código html), neste caso, optei pelo código para um blogue.
Aqui está o produto do trabalho (sem preciosismos)... sou só eu a passar as folhas com o rato. Ainda pensei ler-vos... o que me daria imenso prazer, mas o tempo já não chegou para essa experiência... agora imaginem um aluno... um slideshow com ilustrações feitas por si, uma história para contar feita por si... camtasia em acção a gravar a passagem dos slides, a sua voz lendo... depois colocar no blogue da turma... devaneios... a tutela quer lá uma escola com tempo para fazer estas coisas!
E perguntam vocês por que gasto tanto tempo com isto, quando tenho tanto para fazer?
Porque esta é uma das formas de fazer a minha auto-formação em TIC - dedicar-me a experimentar software novo que poucos conhecem e contém um potencial educativo elevadíssimo (já usei o Camtasia com os alunos há tempos e divulguei aqui o que fiz). Claro que não é isso que a tutela quer que eu faça, mesmo escrevendo nas leis que sim (são bem claras, na prática, as acções a que nos obrigam outras leis, que inibem a possibilidade destes gestos determinados em leis paralelas e assim sucessivamente - as incongruências são gritantes... legisla-se esquizofrenicamente. Cada lei esquece o que a outra pede e que o dia tem um limite finito de horas). Para se ser cada vez mais qualificado, no caso dos professores e das TIC, não são umas acções sem novidade que resolvem... É este gesto individual e autónomo a qualquer hora do dia, que nos coloca na linha da frente. E depois, noutros tempos, iria para a escola partilhar informalmente com colegas (componente não lectiva) em que nos juntávamos precisamente para isso e muito mais. Os mais motivados arrastando os que, tendo alguma motivação, se iam deixando seduzir. Entreajuda, pois. Isso acabou na escola hoje. Zero absoluto. Bateu-se no fundo do poço. Procuro o mais possível entrar e sair à hora, a correr... e gastar o pouco tempo com meninos e não com adultos. Acabou-se o tempo em que me sentava com colegas a explicar como fazer blogues, como caminhar no secondlife, como usar o googlepages, como trabalhar com esta ou com aquela ferramenta, como dar este ou aquele tipo de aula. Vou cortando em tudo o que posso e não se relaciona com as aulas e os alunos, para os proteger. Não é triste? Melhoramos assim? Que pobre será a escola daqui a uns tempos... Que tristes tempos...
Desculpem que eu hoje estou assim... Há dias em que é preciso usar a palavra como arma e adiar a poesia para outro dia.
5 comentários:
E hoje mesmo foi o lançamento do livro e da Editora, na casa da qual tenho o prazer de ser um dos directores - a Liga para a Protecção da Natureza! :) E foi um sucesso!
Parabéns! Não poderia existir melhor local... Bem pensado!
Procurarei o livro... já tenho muita gente a quem o oferecer! :)
Isto das TIC é realmente uma paixão: ficou tão lindo o que fizeste com o Camtasia e o revirar das folhas :-D
beijocas
Pois... eh eh eh. Nós as duas somos assim... umas tecnológicas românticas! :o)
Beijiiiinhos
Enviar um comentário