segunda-feira, novembro 12, 2007

Vê-los crescer...

Acabei de receber estes "apelos" em comentário à mensagem anterior...
Explico-os (aos comentários) e divulgo o projecto a que se referem. Fui apanhada de surpresa... ou nem por isso. Estes "miúdos" têm o turbo ligado e com pouco da minha parte, uma dica aqui, uma pista acolá, uma explicação hoje, um estímulo amanhã... acontece magia. As relações que temos vindo a construir desde há mais de um ano ajudam, sei. Mas tenho muito que aprender com eles! Essa é a parte melhor... eles já vão lá mais adiante!

Teresa disse...
Professora! Consegui! Já construí o projecto scratch de ciências :) já o pus na minha galeria vou tentar enviar à professora :) Se não der, tento passar para uma pen e entrego à professora. Beijinhos.
9:03 PM
Teresa disse...
Professora já criei uma conta no scratch. Já pus o meu trabalho na galeria. Se quiser ver ponha em search, telle. E depois nessa página procure corpo. Beijinhos. Espero que goste:D
9:18 PM
28 na sala disse...
Professora,vá ao turbeturma, já lá pus o meu trabalho do scratch. :D. Beijinho. Teresa


Pois...
Desde o início do ano que partilhei com a turma do 6º... primeiro o endereço, depois o programa... as potencialidades... o vídeo que traduzi com o mojiti... o meu único projecto (o tempo não chega para mais), fui sabendo quem instalou, quem ia avançando (ainda vamos apenas em 10 alunos com o programa instalado), o que iam fazendo, como... pequeninas conversas... sugestões... dúvidas partilhadas entre todos. Bem, na última aula de apoio de Matemática (onde é suposto irem dois, mas nunca vão menos de quatro) instalámos o Scratch e experimentámos... mais uns com vontade de experimentar, foi o que consegui. Tenho sugerido que usem o programa direccionando os projectos para a construção de actividades que vão reforçando as aprendizagens das aulas. Pequenas demonstrações, actividades interactivas. Fracções... sistema digestivo, mas sem cortar nunca a possibilidade de fazer coisas só pelo prazer de explorar e experimentar. Pelo contrário. É por aí que devem começar.
Na aula de estudo acompanhado da semana que passou... recordar (projectando) como instalar, para tentar motivar os mais ausentes. Vários alunos foram até ao quadro e explicaram à turma os projectos que já fizeram ou em que estão a trabalhar. Curiosamente, nem foi mau que a internet tivesse falhado, porque tiveram de encontrar uma forma, algures entre as palavras e os esquemas no quadro, para comunicar as ideias e isso é competência que insisto em desenvolver todos os dias um bocadinho. Um projecto com um barco que vai e vem, falando dos descobrimentos, um de fracções já iniciado, menina em trampolim falando em inglês, sistema digestivo iniciado... e mais uns quantos... o interesse pareceu crescer com a partilha. (Era um dos objectivos). Fui colocando questões... mas porque usaste 79 graus? E que instrução deste para ele não sair das margens? E isto? E aquilo? E como conseguiste que a menina desse uma cambalhota no ar? E eles explicando... sem poder mostrar os programas escritos (mais tarde partilharão ao vivo nas galerias do Scratch). Foi bom. Foi muito bom. Em alguns casos foi mesmo surpreendente, se pensarmos no caminho que já fizeram e no imenso que progrediram do ano passado para este. O Scratch parece ter também esta potencialidade de abrir janelas, portas, oferecer confiança, desinibir pelo aumento da auto-estima, pela colocação em evidência de outras competências menos comuns: a capacidade de programar o computador, de o fazer obedecer à nossa vontade, concretizando as nossas ideias...
E depois do que a minha alunaTeresa partilhou, acabei de ficar com uma certeza:
acabaram-se as certezas...vou ter muitas surpresas este ano!

Nota: antes de fazer o que é pedido (carregar na barra de espaços), clicar primeiro com o rato para activar o "applet". E não se esqueçam de experimentar o jogo interactivo das perguntas!

Learn more about this project

2 comentários:

Herr Macintosh disse...

Está muito engraçado. Vamos lá ver o que é que sai com mais umas horas de treino :-).

3za disse...

Pois... isto ainda está muito no princípio... mas já fiquei toda contente! Hoje na aula de apoio... lá foram mais alguns e no fim estivemos a ver o programa... partilhando dúvidas....... bem giro