Estou a aplicar uns questionários aos alunos de 5º ano da escola. Coisa simples: relação com a matemática, auto-imagem, relação com a resolução de problemas...
Na última turma onde fui... um aluno chamou-me e, relativamente à questão sobre qual a frase que descrevia melhor a sua relação com a resolução de problemas (do adoro resolver até detesto, com três fases intermédias), perguntou-me baixinho: oh professora, são problemas da matemática ou aqueles problemas assim que aparecem na vida e que nós temos de resolver?
Gostaria de ter conversado com ele. De lhe dizer que aprender a "fazer" matemática é aprender sobretudo uma atitude perante a vida, perante os desafios... que devia ser tudo a mesma coisa... que os problemas são sempre coisas para as quais não temos resposta imediata, sobre os quais é preciso pensar porque nos propõem que encontremos solução para algo que nunca experimentámos.
Mas estava aplicar um questionário... e, da forma mais inóqua que consegui, respondi também baixinho: são os problemas da matemática...
Recordação
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário