segunda-feira, novembro 05, 2007

Tecnologias e Educação - choques (2)

Este ano a coisa não anda boa.
A Biblioteca está sem Internet porque um aparelho se avariou e... já nem sei se agora é falta de dinheiro, se é o aparelho que não chega... enfim. O técnico disse-me qualquer coisa assim. Penso que um dia o aparelho chegará. Mas o primeiro Período será um período de oportunidades perdidas.
Por outro lado, a rede sem fios CRIE é conforme... ora sim, ora não. Dizia-me o técnico na sexta: olhe, quando for assim, vá à sala de informática, desligue e volte a ligar a tomada por baixo da caixa.
(Que sim... que sim. É muito prático...)
Hoje instalei-me na sala de professores, na minha hora de portáteis, para trabalhar...
Nada de 'net. O CRIE sem fios ligava-se por segundos e caía novamente. Uns minutos de volta daquilo, a irritação a crescer (tenho pouca paciência para coisas que não funcionam e me fazem perder tempo, confesso). Claro, fui pedir uma chave, subi as escadas, na sala de informática liguei e desliguei a ficha da tomada... mais não sei quantos minutos perdidos (dá imenso jeito, é realmente muito prático quando temos 45 minutos para nos concentrarmos e tentar fazer qualquer coisa).
Regressei ao portátil e nada. Tudo na mesma.
Desisti e tirei da mala o meu ratinho vodafone wireless (que pago com o meu dinheiro, claro).
Pouco mais consegui que abrir o mail e aceder ao blogue da minha turma.
Aproveitei e fiz um registo na agenda (tenho registado todas estas ocorrências... já são umas quantas... em que quero trabalhar e não posso, seja individualmente, seja com alunos como aconteceu na sexta e antes, nas aulas de apoio). Quando me pedirem o relatório sobre as actividades realizadas no âmbito dos portáteis, enumerarei as dificuldades em vez das actividades. Quando me pedirem que me auto-avalie............................

Estou na hora de almoço a tentar fazer o que não consegui fazer na escola, antes de lá voltar para mais umas aulas e um apoio (onde tentarei de novo usar os portáteis na esperança de ter mais sorte). Mas não resisti a desabafar porque estou... chocada.

Choque tecnológico?

4 comentários:

Herr Macintosh disse...

Choque tecnológico no seu melhor :-). O problema do ponto de acesso sem fios é a qualidade (ou, mais precisamente, a falta dela). As mentes iluminadas do CRIE decidiram que os pontos de acesso eram para levar para as aulas para lá criarem uma mini rede e portanto não era preciso grande coisa... Na sua iluminada sapiência esqueceram-se (olvidaram-se fica melhor porque é mais chique) que poderia haver mais do que um professor a usar os portáteis e que, já agora, era bom que se podesse usar uma redezinha sem fios na escola toda em vez de ser aos bochechos. Tal como aconteceu com outros projectos, o pensamento de quem deveria pensar parou no umbigo e mais uma vez ter-se-á esbanjado dinheiro em soluções precárias.
Arrisco-me a dizer que os muitos milhões para o Plano Tecnológico da Educação também não nos levarão muito longe.
No teu caso, o problema poderá ser também um problema de falta de sincronismo na linha telefónica. Liguem para o helpdesk (é o número 800... que está no router - aquela coisa que o técnico disse que se avariou :-)).

Cristina Gomes da Silva disse...

Sabes uma coisa, Teresa, acho mesmo que o Outono em Zurique deve ser muito mais interessante :)

Teresa Martinho Marques disse...

Pois...
É que parece sempre tudo tão complicado na vida real... comparado com os discursos belos que fazem pensar que tudo são rosas tecnológicas nas escolas... mas... estava a esquecer-me... não dá para investir mais porque gastam tudo nos nossos ordenados...
eh eh eh ... realmente... só mesmo o Outono em Zurique para acalmar a mente... o espírito... e..... poder fugir desta coisa que não anda (não é por acaso que o F está por lá a fazer a sabática... mesmo como investigador estrangeiro tem as melhores condições e os melhores acessos a tudo... ao contrário da Univ. por cá..... é triste... mas o que se há-de fazer?)
Adiante...
Que lindas árvores, que belas cores..... :)
Falemos do tempo..............

Teresa Pombo Pereira disse...

ora bem.... p'las minhas bandas é o mesmo. Hoje dei por mim a pensar se o tira e guarda dos portáteis em cada aula seria o melhor mas.... com problema dali e problema daqui as aulas vão acontecendo e o entusiasmo cresce. Hoje andámos a registar-nos no fórum da prof. teresa ;-) precisamos de pôr as cabecinhas a funcionar e o espírito crítico a crescer.

E pronto.

Para não ficarem tristes, aqui fica uma coisinha boa para explorarem ;-)
http://www.futurelab.org.uk/

beijocas