.
Gostava de acreditar que não. Não é uma edutopia.
Embora esta coisa de ouvir repetidamente falar em treinar os miúdos para perguntas de exame... que vamos ser avaliados pelos resultados dos exames e só os professores de Matemática e Português vêem o seu trabalho avaliado desta forma (especialmente os de Matemática, pois o insucesso é o que se sabe)... que isto aquilo e aqueloutro sempre no sentido pouco criativo de enclausurar o ensino em túnel que tem como único objectivo chegar à luz da prova final... não augure nada de bom...
Embora esta coisa de ouvir repetidamente falar em treinar os miúdos para perguntas de exame... que vamos ser avaliados pelos resultados dos exames e só os professores de Matemática e Português vêem o seu trabalho avaliado desta forma (especialmente os de Matemática, pois o insucesso é o que se sabe)... que isto aquilo e aqueloutro sempre no sentido pouco criativo de enclausurar o ensino em túnel que tem como único objectivo chegar à luz da prova final... não augure nada de bom...
Não faz mal nenhum manter as expectativas altas.
Não faz mal nenhum sonhar e trabalhar para lá chegar... mesmo que cada vez seja mais difícil, com este estrangulamento à nossa volta e com o fantasma da nossa própria avaliação a pender feito espada se não nos acomodarmos à norma: mesmos testes, mesma velocidade de "ensino" da matéria, mesmo tudo... que é para tudo ser igual e não haver diferença nenhuma. Jogar pelo seguro? Estamos a fazer o quê? Alguém acredita que é assim que lá chegamos?
Sou pela diferença. Pela inteligência. Este sistema não as serve. Começam a chegar os primeiros sinais de como tudo ficará bem pior do que estava, bem mais pobre (não em quantidade de papel gasto... isso vai ser de sobra!).
Não faz mal nenhum sonhar e trabalhar para lá chegar... mesmo que cada vez seja mais difícil, com este estrangulamento à nossa volta e com o fantasma da nossa própria avaliação a pender feito espada se não nos acomodarmos à norma: mesmos testes, mesma velocidade de "ensino" da matéria, mesmo tudo... que é para tudo ser igual e não haver diferença nenhuma. Jogar pelo seguro? Estamos a fazer o quê? Alguém acredita que é assim que lá chegamos?
Sou pela diferença. Pela inteligência. Este sistema não as serve. Começam a chegar os primeiros sinais de como tudo ficará bem pior do que estava, bem mais pobre (não em quantidade de papel gasto... isso vai ser de sobra!).
Pouco feitio para rebanho. E começo a ficar preocupada. Uma certa falta de ar. Um certo sentimento de desadaptação à coisa sem causa em que querem transformar a escola.
Partilho algo que o JL partilhou comigo. Sonho com dias diferentes. Tento encontrar nas margens espaço para contribuir para a construção desses dias.
VIDEO: Big Ideas for Better Schools
Fourteen years ago The George Lucas Educational Foundation was created to celebrate and encourage innovation in schools. Since then we have discovered many creative educators, business leaders, parents, and others who were making positive changes not only from the top down but also from the bottom up. Since that time we have been telling their stories through our Web site, our documentary films, and Edutopia magazine.
Along the way, we listened and learned. Nothing is simple when strengthening and invigorating such a vast and complex institution as our educational system, but common ideas for improvement emerged. We've distilled those into this ten-point credo.
In the coming year, we will publish a series of essays that further explores each aspect of this agenda, with the hope that those on the frontlines of education can make them a part of their schools.
Students
Engage: Project-Based Learning
Connect: Integrated Studies
Share: Cooperative Learning
Expand: Comprehensive Assessment
Fourteen years ago The George Lucas Educational Foundation was created to celebrate and encourage innovation in schools. Since then we have discovered many creative educators, business leaders, parents, and others who were making positive changes not only from the top down but also from the bottom up. Since that time we have been telling their stories through our Web site, our documentary films, and Edutopia magazine.
Along the way, we listened and learned. Nothing is simple when strengthening and invigorating such a vast and complex institution as our educational system, but common ideas for improvement emerged. We've distilled those into this ten-point credo.
In the coming year, we will publish a series of essays that further explores each aspect of this agenda, with the hope that those on the frontlines of education can make them a part of their schools.
Students
Engage: Project-Based Learning
Connect: Integrated Studies
Share: Cooperative Learning
Expand: Comprehensive Assessment
Teachers
Coach: Intellectual and Emotional Guide
Learn: Teaching as Apprenticeship
Coach: Intellectual and Emotional Guide
Learn: Teaching as Apprenticeship
Schools
Adopt: Technology
Reorganize: Resources
Community
Involve: Parents
Include: Community Partners
Students
Adopt: Technology
Reorganize: Resources
Community
Involve: Parents
Include: Community Partners
Students
(...)
This article was also published in Edutopia Magazine, September 2005
Ler AQUI o resto...
2 comentários:
"Pouco feitio para rebanho. E começo a ficar preocupada. Uma certa falta de ar. Um certo sentimento de desadaptação à coisa sem causa em que querem transformar a escola."
Foi assim que me senti no meu último ano de escola :( E ainda as 'coisas' estavam no princípio...
Mas... ânimo! Que isto vai depressa bater no fundo, e depois só pode ser o acordar e levantar.
POis... é o que acho... ainda preservo algum optimismo (para bem dos fofitos que tenho em mãos). Obrigada pela visita!
Enviar um comentário