sexta-feira, novembro 09, 2007

Emergência... X e Y, negativos e positivos... Mistério...

... neste caso veterinária, associada a mil simultâneos afazeres, fizeram deste dia um dia não fácil. Felizmente a situação está agora mais sob controlo, mas... é precisa muita vigilância. Todas as atenções estão viradas para ele.



Ainda que com o coração apertado, the show must go on, portanto... nem vos digo o que foi hoje a aula de matemática com os pequenitos de manhã... Mas podem vislumbrar...

x e y , números negativos no 5º ano? Pois... Há que inovar o currículo. (Será que me levam presa um destes dias?). Foi um pequeno grande desvio depois de andarmos a descobrir como escrever números em semi-rectas...

Vamo-nos preparando para a aventura com o Scratch que está quase a começar... estão desejando, mas não abro o jogo. O mistério faz parte. O meu M, quando nos viu a desarrumar a sala, exclamou feliz: vamos fazer ginástica! Não M, não é ginástica, vamos continuar com a matemática, mas no chão.

Caminhava feliz de um lado para o outro e ajudou, como se pode ver na segunda imagem, na marcação de um dos pontos.



Entusiasmo grande. Sobretudo quando lhes preguei uma partida e os desafiei a marcar: (-3,4). Discutiram o que seria aquele menos três... chegaram a colocá-lo a meio entre o dois e o três... (-3... atrás do 3... faz algum sentido) foi uma proposta que reuniu vários adeptos... mas quando lhes perguntei onde ficava agora o 2,5... a dúvida cresceu e... nem sei bem como, a discussão encaminhou-se para o local adequado e eles, olhando para as zonas dos eixos ainda não marcadas, começaram a marcar os negativos correctamente no x e no y... depois veio a lembrança do termómetro... e ouviram-se comentários muito interessantes no processo de discussão.

Queriam desenhar no caderno o que desenhámos no chão. Não deu tempo. Façam em casa se quiserem e, já agora, podem inventar um desafio: indicam pontos para marcar, de tal forma que, se forem ligados, permitam descobrir figuras mistério... Turma ao rubro. verei o que sobra do entusiasmo depois do natural arrefecimento do fim-de-semana.

Agora, Clóvis, sou toda tua. Ou quase... que o Jasmim, a Pantera, a Peggy e a Maria também reclamam atenção... Como dizem os sobrinhos, esta casa mais parece um jardim zoológico... :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Escrever no chão... quem se lembraria de uma coisa assim... grandes ideias para os prender ;)
Há 3 semanas que tenho uma gatinha :) deve ter ai uns 2 meses e meio :D
Bjs

28 na sala disse...

professora ja fiz um projecto para o scratch e ja o publiquei...
há e tb escrevi uma coisa para o blog..

bjx rita bastos

Teresa Martinho Marques disse...

Está muito engraçado! Temos de arranjar tempo para ir colocando no blogue! beijinhos! (Já te adicionei como amiga)