quinta-feira, junho 05, 2008

chmod 777 Educação

Ainda o Seminário do passado sábado (ArTICular...)

Gostei especialmente da intervenção/conferência do Carlos Santos da Universidade de Aveiro em torno da Web 2.0... gostei da provocação do título chmod 777 (ele explicou... os mais curiosos acompanhem o blogue pessoal, que ele promete voltar a explicar).

Hoje encontrei aqui:
chmod 777 Educação (slides) a apresentação de sábado já publicada, que partilho.
E estas palavras:
(...) A forma como as ferramentas da Web 2.0 foram introduzidas no MMEd foi pensada no sentido de garantir uma vivência “real”, procurando não limitar todo o potencial de um conceito da Web 2.0 que, para mim, representa a diferença mais importante relativamente aos LMS, a abertura!
Será que estamos preparados para abrir a porta da sala de aula e deixar os outros participar nas nossas actividades pedagógicas?(...)


Nesta apresentação procurei essencialmente reflectir sobre o modo como, por vezes, são utilizadas as ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo (ver slides que falam de “chmod 774 Educação” e “chmod 770 Educação”). (...)


A palavra abertura é-me cara. Acho que a teia é uma evidência disso mesmo. Daí a grande afinidade de perspectiva e esta minha resistência imensa (e não negociável) ao moodle (que tem tantas portas e tão poucas janelas)...

Necessito urgentemente de uma espécie de plataforma que permita algum nível de controlo e observação de actividades/recolha de dados ( o jeitão que me tinha dado no mestrado), mas que não tolha a criatividade, que se abra ao exterior, que permita a utilização cruzada de outras ferramentas que possam funcionar em paralelo no melhor do seu potencial para cada objectivo pretendido, sem serem trocadas por soluções pobres, limitadas e pouco funcionais...
Diz-me o Carlos que é exactamente nisso que anda a trabalhar... E eu aguardo expectante o resultado da investigação...
Servirei de cobaia de bom grado com as minhas turmas, se alguma vez for necessário (espero bem que sim:) - gostamos de aventuras!


Apenas por curiosidade, recordo.
Conheci virtualmente o Carlos há cerca de um ano no Second Life quando resolvi aparecer na SecondUA para os encontros abertos que por lá aconteciam.
Mais tarde conheci-o pessoalmente (e ao trio completo: Luís Pedro e Pedro Almeida) no PATIC em Évora (frequentei o workshop SL).
A certa altura, por voltas que o destino tece (penso que terá sido através do blogue da Teresa Bettencourt, também de Aveiro, que apenas conheço virtualmente e adoraria conhecer pessoalmente), alguém no SL encantou-se com o trabalho desenvolvido pelos alunos com o Scratch e outras tecnologias... só mais tarde me apercebi que se tratava de Rubik Lungu (aka Fausto de Carvalho) da PT Inovação que tem trabalhado de forma próxima com a Universidade de Aveiro e é o responsável pela Ilha PTIN no SL, mesmo ao lado da Univ. de Aveiro (isso entre muitas outras coisas, ... pois posso dizer que já sei também que foi um dos "comandantes MEO"... que escreveu o livro COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL COM O PC - adquiri via net, pois uso o mesmo programa para gravar as "minhas coisas cantadas"... :)

Penso que terei o prazer de voltar a estar com os que já conheci ao vivo e conhecer os que ainda não conheci "mesmo", no dia 28. Iremos daqui até Aveiro para o último dia da conferência cef^sl e almoçaremos por lá...
Certo é... que é assim que as teias se vão tecendo e a nossa vida se vai enriquecendo, o nosso conhecimento aumentando. Os afins encontram forma de se cruzar. Esta é a magia da net.

Teias, pois...

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Te :)

No dia 28 temos que preparar um grande almoço com este pessoal todo!

Teresa Martinho Marques disse...

:)
Era mesmo bom.... espero que vocês encontrem algum tempo, pois devem andar numa enorme azáfama!

luis disse...

Até sábado, com promessa de comentários presenciais que vão alimentar anda mais esta teia :)

Luís

Teresa Martinho Marques disse...

Até sábado!
:)