quinta-feira, julho 06, 2006

Feira do Livro Electrónico

Um amigo chamou-me a atenção para esta notícia... É claro que tinha de partilhar!
Ai os livros! Essa perdição tão boa...

Putting the Books of the World in your Hands

Feira do Livro Electrónico com 300.000 obras grátis

Mais de 300.000 obras em formato digital poderão ser descarregadas gratuitamente desde o dia 04 de Julho, no âmbito da Feira Mundial do Livro Electrónico, um número 10 vezes superior ao dos volumes existentes numa biblioteca média. A iniciativa, que tem como principais impulsionadores o Projecto Gutenberg (provavelmente o mais antigo site da Internet) e a World eBook Library (uma das maiores bibliotecas digitais), assinala o 35º aniversário da colocação do primeiro eBook online, a Declaração da Independência dos Estados Unidos, e tem como objectivo «reduzir a ignorância e o analfabetismo». O fundador do Projecto Gutenberg, Michael Hart, colocou pela primeira vez uma obra na Internet a 04 de Julho de 1971 e, desde então, o número de textos gratuitos à disposição dos internautas não parou de aumentar. «Os nossos projectos assentam na premissa de que qualquer pessoa no mundo deverá poder aceder a uma biblioteca pública global gratuita», afirmou John Guagliardo, fundador da World eBook Library. A Feira Mundial do Livro Electrónico, com duração prevista de um mês, até 04 de Agosto, disponibiliza obras em mais de 100 línguas, que incluem quase todos os autores clássicos e um amplo leque de temáticas. Entre os mais de 50 títulos em língua portuguesa, encontram-se «Os Lusíadas», de Luís de Camões, várias obras de Camilo Castelo Branco, incluindo «Amor de Perdição», Eça de Queiroz («A Cidade e as Serras», «A Relíquia» e «As Farpas», com Ramalho Ortigão), Florbela Espanca («Livro deMágoas»), Cesário Verde («O Livro de Cesário Verde»), António Nobre («Só»), Júlio Dinis («Uma Família Inglesa»), Almeida Garrett («Frei Luís de Sousa») e Fernão Lopes («Chronica de el-rei D. Pedro I»).
Para aceder a estas obras, o internauta não suporta quaisquer custos, à semelhança do que normalmente acontece no site do Projecto Gutenberg, mas ao contrário do que é funcionamento habitual da World eBook Library, que cobra cerca de seis euros pelo acesso aos textos que alberga.Todos os anos, durante um mês, a World eBook Library e o Projecto Gutenberg pretendem aliar-se até conseguirem disponibilizar, na Feira Mundial do Livro Electrónico de 2009, um milhão de livros gratuitos em formato digital.

Diário Digital / Lusa

Disponível em: http://worldlibrary.net/

3 comentários:

soledade disse...

É uma oportunidade a não perder. "Baixei" algumas preciosidades, sobretudo livros antigos, e vou continuar por lá, apesar de em algumas horas o acesso ser difícil. É bom sinal: muita gente a aceder à Feira do Livro :-) Entretanto, deixo também uma boa notícia: para matar saudades de duas belas criaturinhas, que continuam a recomendar-se, pode visitá-las aqui: http://arcadajade.blogs.sapo.pt/38351.html

Anónimo disse...

Ai Obrigada!!! MAtei as saudades da maluqueira aqui por casa!!!!! Estão tão lindos! Que sorte teve esta ninhada... A Panterinha tirou hoje o último penso e está óptima. Fomos tb fazer testes de sangue ao JAsmim que nos parecia um pouco em baixo, mas tb está tudo bem!!!! Obrigada pelas notícias!!!!!!

Anónimo disse...

por favor
troque urgntemente o seu fundo de tela do blog,
esta impossivel ler ou ficar 1 min tentando ler

donos2000@yahoo.com.br - msn
rboaventura@gmail.com - email

boaventura
obrigado