quarta-feira, julho 11, 2007

Novamente para os lados do (perto)oeste...


Parece que o Oeste tem um apelo especial: neste ano fui quatro vezes para aqueles lados...
Em Maio a primeira visita ao Agrupamento de Escolas de Campelos (a escola da Matilde do Canto do Vento - em resposta ao que dizes no teu canto: aceitei com enorme prazer!) para estar com alunos, para partilhar com eles palavras, histórias, o prazer de viver, de ler, de escrever...

Foi nesse primeiro encontro (finalmente divulgo aqui hoje no final um pequeno registo desses momentos tão especiais) que surgiu a ideia e me foi dirigido o convite para regressar em Julho.

Regressei, pois, com o prazer de quem vai rever amigos.
(Ainda me torno membro honorário da escola... pois parece-me que hoje ficou no ar outro regresso, agora por conta do Plano Nacional de Leitura...)

A razão? Um iniciativa tão louvável quanto exemplarmente organizada por este Agrupamento: As Jornadas da Língua Portuguesa - Abordagem transversal da língua.
Estão a ver, então que fui oferecer o meu singelo testemunho da forma como faço a língua passear-se pelas minhas aulas, cruzando o uso com o usufruto, a palavra-ferramenta com a palavra-prazer e a palavra-brinquedo. Fui acolhida com o carinho do costume e mais uns doces mimos extra...



Foi enriquecedora esta manhã... assisti à apresentação dos excelentes trabalhos dos professores do Agrupamento, ao encerrar do encontro que, pelo relato final de síntese, provou ser um momento indispensável de reflexão (3 dias) que deverá ter continuidade nos próximos anos.
Orgulhosa de ter podido estar presente. Parabéns a todos quantos organizaram e participaram!
E obrigada pelo convite que me permitiu ser uma de vós nesta manhã de crescer.





Aqui vos deixo também, como prometido, imagens do primeiro encontro (igualmente captadas pela Matilde). Já no final, ainda fiquei à conversa com alunos que quiseram partilhar comigo alguns escritos pessoais...

São experiências únicas.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Teresa

Tive hoje um prazer enorme por ter acrescentado um fio mais a esta teia de que a nossa vida é feita.

E foi muito engraçado ver como tanta gente ali tinha em comum fiozinhos, pontas de fios, laços, laçadas fortes e todos juntos formávamos já uma teia grande, grande, com a Lena pelo meio.

Espero muito que esta malha permaneça. Pelo menos através dos seus livros e, talvez, deste ou de outros espaços que possamos partilhar.
Um muito obrigada. Vou a correr comprar os seus livros. Que poemas assim não se perdem, não.

Teresa Martinho Marques disse...

Noémia

Prazer nos dois sentidos!
Há pessoas que transportam em si uma força, uma qualidade muito própria, uma excelência, uma exigência exemplares. Hoje conheci uma delas. E enriqueci-me escutando-a, lendo-a nas palavras deixadas escritas. Agradeço eu todo o carinho, toda a partilha. E claro que estas teias se continuarão tecendo onde for possível, que sabemos bem como a vida nos puxa e empurra roubando todos os minutos. Aqui temos um bom espaço, outros existirão. E os livros... neste momento apenas deverá ser possível encontrar o último (Provérbios Repenteados) mas o editor trata já da reedição do "Das Palavras"...
Muito obrigada pela visita a esta casinha, tecida diariamente com carinho, e pelas palavras tão doces que são estímulo bom para continuar a resistir e a persistir no sonho!
Abraço grande.

matilde disse...

Muuuito obrigada pela tua presença na escola mais uma vez... foi óptimo e como te disse todos ficaram muito entusiasmados com as tuas ideias e as tuas leituras! ;)

Fiquei a pensar depois de ver esta tua entrada... se soubesse ainda tinha pedido um apoio à pastelaria Flor - não é todos os dias que se consegue publicidade de forma gratuita!...eheh

Beijinhos :)

matilde disse...

(ah e obrigada pelos elogios e também publicidade à iniciativa... e estava eu a falar da pastelaria Flor...! :P)

Anónimo disse...

eh eh eh.... por acaso... um patrocíniozito...
Adorei estar aí, tu bem sabes.
Agora..... será caminho em sentido inverso! Quem sabe uns camarões a ver o mar e a reflectir sobre os mistérios da internet que permitem estes doces encontros!
Beijinhos