domingo, julho 08, 2007

Um Amor Feliz e Savinio e...

Cheguei ao fim do livro (pensar que foi escrito em 86... ).
Gostei muito. Que mais dizer?
O romance de um poeta está impregnado de poesia. Tudo num só.

Não posso deixar de partilhar uma passagem já perto do final, que me despertou a curiosidade.
Daí para a net e tal... num pulinho, em busca da figura referida.
Como gosto destas janelas que se abrem para onde eu quero!


(...) "Acho que não preciso de pedir licença a ninguém para também escrever. O Miguel Ângelo não pediu..."
"Nem o Almada."
"Nem o Alberto Savinio. Mas esse..."
"Esse até era compositor e musicista, além de artista plástico. E os ensaios dele, então, são um assombro."
Foi a altura de eu ficar banzado:
"Conheces a obra do Savinio?"
"Por acaso conheço. Quase toda."
"Eh pá! Dá cá um abraço. És o primeiro português que me diz conhecer o Savinio. Grande bicho hem? Como criador acho que não tem nada a ver comigo, contigo de certeza que também não... Mas os ensaios dele, como tu dizes, que coisa tónica e fortificante!"
"Como a ginginha ali do Largo de S. Domingos: bebida peitoral e digestiva..."
"Devia ser ministrada em conta-gotas, com receita médica, a toda essa trampa dos nossos políticos."
"O quê? A ginginha?"
"Não. A obra do Savinio. O que mais me revolta o estômago é haver para aí tantos merdíocres (é assim que eu lhes chamo) que quanto mais merdíocres, mais se tomam a sério!"
"Lembras-te o que o Savinio diz sobre o Estado?"
"Então não me lembro! Na Nuova Enciclopedia..."
"E sobretudo num pequeno livro que se chama Sorte dell'a Europa."
"Tens razão: sobretudo aí. Só o que não entendo é que tu possas gostar do Savinio e tenhas andado metido com a choldra oficial cá da terra."
"Fraquezas... Agora já não ando nem hei-de voltar a andar."
"Oxalá que não. É preciso deixar a facilidade para os fáceis. Salvo raras excepções, o que os políticos não nos perdoam é nós podermos fazer o que eles fazem, mas eles não serem capazes de fazer o que a gente faz. No fundo, odeiam-nos." (...)

Um Amor Feliz
David Mourão-Ferreira

David Mourão-Ferreira - Biografia, Poemas e Fotografias

http://it.wikipedia.org/wiki/Alberto_Savinio

Sem comentários: