Para rentabilizar os encontros, procura-se ocupar uma parte deles com momentos de formação informal, quer orientada pelo SABE, quer por um dos coordenadores de BE-CRE, quer por um convidado exterior a designar, de acordo com as necessidades sentidas.
Dia 17 de Outubro cabe-me a mim, nessa reunião, (com o apoio da coordenadora da minha anterior escola - Luísa Todi - Setúbal, colega e Amiga - Fátima Pais) dinamizar a formação informal sobre utilização educativa de blogues e seu "fabrico"...
Uma grande parte do dia de hoje foi passada em pesquisas, selecção e organização de um pequeno documento apontador de ligações com interesse, que possam constituir-se como um recurso para esse momento de formação.
Agora vou colocá-lo a circular na lista de distribuição do GTBECS, para que todos possam preparar-se previamente e trazer cada um o manual impresso que descobri na internet (realmente descobri dois, não um)...
Como aqui não é possível anexar documentos... resolvi colocá-lo no banco de recursos da páginazita da BE-CRE em que venho laborando, para disponibilizar uma ligação aos interessados que aqui cheguem com sede deste assunto.
http://creazeitao.googlepages.com/dicasblogues.doc
Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão – Escola Básica 2,3 de Azeitão
Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos
BLOGUES – Dicas
Como fazer... Utilização educativa... Reflexão... Exemplos...
Este é para mim o verdadeiro sentido da teia... falo da teia de conhecimento gerada pela pesquisa, organização e difusão de recursos... na missão de dar resposta a uma qualquer necessidade.
Literacia da Informação é também sermos capazes de usufruir do melhor que se encontra à nossa disposição, sem nos perdermos em labirintos que pouco acrescentam a quem somos e aos problemas que pretendemos resolver... É preciso ir treinando um pouco todos os dias.
“A wealth of information creates a poverty of attention”
Só mais uma pequena nota, já que referi a literacia da informação:
http://www.rbe.min-edu.pt/literacia/dibe-doc1.htm
(...) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".
STRIPLING, Barbara K. , ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/Guidelines.html
A literacia da informação é um processo de aprendizagem pelo qual se identifica uma necessidade ou se define um problema; procura recursos eficazes; reúne e consome informação; analisa e interpreta a informação: sintetiza e comunica com eficácia a informação e avalia o processo.
Adultos informados são leitores ávidos e consumidores de informação artística e cultural. São pensadores críticos e criativos, aprendentes interessados e investigadores organizados. Usam a informação de forma responsável e são comunicadores eficazes. Colaboram com outros, não só pessoalmente como através das TIC, desenvolvendo e avaliando projectos e produtos, o que os torna utilizadores sistemáticos das novas tecnologias.
As competências da informação constituem ferramentas de aprendizagem ao longo da vida, induzindo o desenvolvimento cognitivo do aluno. A literacia da informação deve ser integrada transversalmente no currículo. As aprendizagens tornam-se mais significativas quando operacionalizadas de forma interdisciplinar e/ou ligadas a necessidades ou problemas da vida real.
CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/Guidelines.html
Traduzido e adaptado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.