Epidemia? Multiplicação das Flores? Milagre das Rosas?
Aqui fica mais um sítio especial.
Imaginem um aluno no 6º ano... com 1o anos. Capacidades excepcionais para a escrita (algures no percurso escolar - aceleração curricular). O que nos temos divertido na turma, com as histórias que cria assim de repente a partir de um quase nada, com a forma como as partilha connosco em Estudo Acompanhado, onde, por vezes, fazemos sessões de indução de escrita criativa.
Não fizemos qualquer Plano de Desenvolvimento formal (chega de papelada!!) como o ME quereria (a família não precisa de saber o que já sabe e sempre soube, para acompanhar com carinho e atenção o percurso).
Mas conversámos sobre blogs na aula de Estudo Acompanhado e na aula de Área de Projecto (o dele estava criado, mas não conseguia lá voltar e não sabia porquê... mistério resolvido, tinha esquecido o username). Reflexão sobre o propósito, sobre a forma, sobre as ideias. Encontrou o melhor nome possível para o seu recanto literário:
Textívoro
Este blog que aqui vos deixo, os comentários que vocês lá colocarem, o estímulo e o desafio que lhe oferecerem, será o melhor Plano de Desenvolvimento que ele, o Escritor95, poderá ter.
Vão até lá e descubram o sabor bom de saber que as palavras portuguesas já estão em muito boas mãos...
(Os melhores projectos humanos surgem de forma natural e doce, sem contrato escrito, que o Amor não é para assinar.)
Preparava-me para tornar público mais este fio de seda e... eis que surge nova flor...
Desta vez era a Ana, alma de matemática (onde se move como serpente, conjecturando, testando, verificando, inventando) para quem os textos têm mais mistérios que os números.
Faz , no espaço muito seu que acabou de criar, a opção inteligente de quem gosta de os ler (aos textos), mas adia o momento da escrita: cita escolhas que fez com uma intenção onde também colocou carinho e uma mensagem especial...
E eu gostei. Muito.
Ana
Ainda bem que o jardim, no ano que passou, se encheu de rosas inglesas do David Austin (perdi-me de amores e encomendei-as faz tempo) ... acho que tenho fotos que cheguem para o que vem por aí.
É bom ser optimista e descobrir que temos razão.
E, já agora, a turma D (a que pertencem a Marta, o Escritor95 e a Ana) finalmente tem o seu blog esboçado, que dá ligação aos blogs individuais (assim se decidiu, assim se fez). É só um embrião... mas não é assim que tudo começa?
Dia D
porque todos os dias são importantes...
Quanto à Sala 16 ... está-se bem lá!
Hoje divulgaram a saída do jornal da Escola.
(Os alunos estão a ganhar o hábito de vir até aqui e deixar recados e pedidos de ajuda. Curioso... não escolhem o último post, mas sim aquele que sentem mais como seu: o que divulga os seus projectos para as T-shirts e o trabalho de Área de Projecto - A saúde no centro das atenções.)
Os erros ortográficos, as dificuldades de escrita, outras fragilidades na organização de ideias, começam a tornar-se evidentes. Compilei comentários. Havemos de os corrigir, de os melhorar. Havemos de fazer o que for possível fazer.
Enquanto for possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário