terça-feira, maio 15, 2007

Second Life - notícia(s)



Robin Harper na Universidade de Aveiro

A vice-presidente da Linden Labs, Robin Harper, vai participar em Maio na Universidade de Aveiro (UA) num workshop sobre o Second Life, uma ferramenta na Internet que permite simular uma vida paralela à real.

A responsável pela área de marketing da empresa que criou e gere o Second Life (SL) vai proferir uma conferência a 24 de Maio, logo após a inauguração oficial da ilha da Universidade de Aveiro no SL, segundo anunciou fonte da organização.

Na mesma sessão irá intervir Jorge Lima, fundador da Beta Technologies, empresa portuguesa de "arquitectos do mundo virtual" que está a construir edifícios no Second Life.

Jorge Lima disse hoje à Lusa que a Beta Technologies foi constituída no Verão de 2006 por dois engenheiros e uma arquitecta. Os fundadores trabalharam juntos na Associação Recreativa para a Computação Informática, instituição sem fins lucrativos que, entre outros produtos e serviços, criou a reconstituição multimédia da Ópera do Tejo, em Lisboa, destruída no terramoto de 1755.

O fundador da Beta Technologies definiu o SL como "mais um meio de comunicação, que pode ser utilizado para fins mais lúdicos ou mais sérios", admitindo ainda que o SL pode ser entendido como "um escape, mas não no sentido negativo".

"Podemos fazer no SL essencialmente os mesmos negócios que fazemos na via real. Para já, as áreas de negócio que se têm desenvolvido mais no SL são o marketing, o tele-trabalho e as conferências", afirmou.

O responsável da Beta Technologies realçou que a última projecção do grupo Gartner aponta para 80 por cento de utilizadores da Internet com algum tipo de vida paralela em 2011, no SL ou noutros serviços.

O workshop "Comunicação, Educação e Formação no Second Life" inicia-se a 23 de Maio na Universidade de Aveiro com duas acções de formação: uma de introdução ao SL, para iniciados, e outra de técnicas de programação e modelação em três dimensões, para utilizadores avançados.

No segundo dia, durante a noite, haverá sessões virtuais no SL sobre educação e sobre negócio na "segunda vida". Para o último dia, 25 de Maio, está reservada a apresentação de comunicações livres e um painel de discussão final, com todos os participantes.

A UA é a primeira universidade portuguesa a adquirir uma ilha no Second Life, onde irá a instalar os seus edifícios, que estão já em construção, no âmbito de um projecto que pretende explorar as potencialidades educativas e institucionais do SL, revelou recentemente a instituição, em comunicado.

O Second Life conta já com um universo de mais de cinco milhões de habitantes em todo o Mundo, dos quais 40 mil estão em Portugal. Actualmente conta com 70 universidades e organizações educativas estrangeiras no seu espaço, estando entre elas a Harvard Law-School, Colorado Tech, Princeton e a Ohio University.

Empresas como a IBM, Toyota, Warner Bros., Nokia, Nike e Reuters marcam já presença no Second Life com escritórios abertos e venda de produtos.

De salientar que em Janeiro, a Suécia anunciou a criação de uma embaixada no Second Life, tendo sido o primeiro país a criar uma representação diplomática no espaço virtual.

Lusa
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20070427_second.htm

...

Perdi esta reportagem na SIC (mas não consigo vê-la neste meu PC, tentarei noutro).

...

no Expresso:

Jogo 'on-line' ajuda associação de moradores
Second Life serve de montra para projecto em Paris

A Accomplir (Cumprir), associação de moradores na zona de Les Halles no centro da capital francesa, fartou-se de promessas por cumprir e – numa acção que poderia servir de modelo a muitos bairros lusos –, resolveu desenvolver um projecto próprio para apresentar na câmara de Paris.
O plano é que todos os moradores apresentem ideias, até dia 1 de Junho, para o novo jardim que irá nascer naquela parte da cidade...

(ler o resto aqui:

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=387343 )

Sem comentários: