Sim, pronto. Um roteiro pouco convencional mas extremamente divertido, com alguns percalços pelo caminho. Por conta de uns energúmenos com "armas" no Rio (Brasil) acabámos por ali passar pouco tempo e ficou-me a questão a balançar na mente: será que na natureza humana, mesmo num espaço virtual como este, a violência não consegue deixar de estar presente?
O que me leva a um "vídeo" curioso divulgado no blogue "Nada Vinculativo" a propósito das regras de convivência social transportadas para um universo (o da SL) onde, em teoria, tudo seria permitido... mas... Se sentirem curiosidade, podem ver aqui.
Neste segundo encontro estreei-me em algumas técnicas. Bebi água de coco e dancei disco. Acreditam? Eu também não acreditaria, mas é a mais pura das verdades. E estava a precisar de intervalar o desfiar de mil tarefas, nem que fosse assim por um bocadito, virtualmente. Já que não posso afastar-me "realmente" para longe...
Curioso ir percebendo como tudo funciona.
Pergunto-me qual será o tema da próxima quarta... somos sempre surpreendidos.
Professores e alunos da UA, mais os convidados (qualquer "pessoa" interessada pode aparecer)partilham um espaço comum, embora possam realmente estar bastante longe uns dos outros.
Talvez a possibilidade de encontro virtual seja uma das maiores potencialidades, por permitir uma interacção que o normal "chat" não alcança.... E como eu tenho a mania dos fios.... já se vê...
A teia alarga-se. Gosto da companhia destes novos parceiros de aventura tecnológica...
Preciso, todavia, de entender melhor algumas das questões técnicas que permitem passar da pura utilização, à produção de conteúdos... Por exemplo: um espaço virtual de aprendizagem... ou de animação da leitura e do livro... sei lá eu! Pena não poder estar presente no workshop agora em Maio... Mas pronto.
Isto vai com calma.
Agora vou ver uns testes... digitalizar umas imagens para o slideshow do projecto de escrita colaborativa... enfim..... The real life calls!!!
(roubei uma das fotos da Maria...)
.
ADENDA: a SL vai criar um sistema de identificação (formal, através de documentos pessoais) que inibirá os eventuais menores de 18 anos registados (provavelmente alguns ainda mais jovens, que adulteraram a identidade, integrando-se mesmo com idade inferior a 13) de aceder a conteúdos "adultos". Depois de o sistema entrar em vigor, tal só será possível a utilizadores devidamente identificados. Todos os outros verão o acesso a esses conteúdos restrito. Esta medida insere-se no conjunto de acções para tornar a SL um local "mais seguro" para os jovens, limitando o acesso a conteúdos pouco adequados ao seu nível etário. Louvável, claro. Esperemos que funcione. Seria bom que a SL se expandisse à custa de conteúdos educativos com interesse e não de conteúdos alienantes. Mas, como em tudo, o livre arbítrio comanda.... Na vida que é vida, não é diferente. E, como dizem alguns, falamos de uma tecnologia e não de uma segunda vida. E, como dizem outros, para alguém preso a uma cama, uma cadeira de rodas, um queimado profundo, este universo, esta tecnologia, permite um conjunto de relações que humanizam a existência de alguns destinos... permitem quebrar o isolamento e vencer barreiras... ou não?
Sem comentários:
Enviar um comentário